ONU declara 2022 como o Ano Internacional do Desenvolvimento Sustentável das Montanhas

1

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o ano de 2022 como o Ano Internacional do Desenvolvimento Sustentável das Montanhas. A instituição considerou o aumento das visitas a esses ambientes naturais e remotos durante a pandemia. No entanto com mais pessoas escalando montanhas, o lixo e a poluição também aumentaram.

Nims e sua equipe recolheram cerca de 500 kg de lixo no Manaslu.

Uma pesquisa realizada pela instituição com 1.750 montanhistas de 74 países  apontou que 99,7% dos entrevistados já viram lixo e resíduos. A maior parte era plástico, lixo orgânico e papel ou papelão, especialmente em trilhas, perto de estacionamentos e locais de descanso. Ainda de acordo com a pesquisa, 60% notaram um aumento no lixo nos últimos cinco anos, enquanto mais de 75% identificaram máscaras ou frascos de desinfetante para as mãos.

Para combater essa degradação das montanhas, a ONU tem o objetivo de aumentar o conhecimento sobre a importância de preservação dos ecossistemas. Nirmal Purja foi nomeado o embaixador das Montanhas e já realizou a sua primeira ação.

O montanhista e sua equipe recolheram cerca de 500 kg de lixo em sua última visita ao Manaslu, a oitava montanha mais alta do mundo com 8156 metros de altitude. Além do lixo eles também retiraram cordas velhas e recipientes de oxigênio deixados na montanha. Assim, agora Nims e sua equipe pretendem fazer o mesmo no Everest e no Ama Dablam localizados no Nepal e também no K2 localizado no Paquistão.

O Comitê Olímpico Internacional, COI, o Pnuma e federações de esportes de montanha, lançaram 10 etapas para ser um herói da montanha, um guia prático sobre como os visitantes podem reduzir sua pegada ambiental.

Guia Prático para proteger a Montanha:
  1. Escolha hospedagens ecológicas– pesquise locais que respeitem políticas ambientais
  2. Escolha roupas e equipamentos adequados– adquira itens sustentáveis e que possam ser reparados em caso de dano
  3. Reuse – tente fazer sua viagem sem plásticos descartáveis
  4. Diminua sua pegada de carbono no transporte– prefira transporte público, ofereça e peça carona ou boleia.
  5. Fique na trilha– mantenha o trajeto desenhado e respeite a vida selvagem
  6. Leve apenas fotos– a natureza é mais bonita na montanha que em casa
  7. Não deixe vestígios– leve toda sua comida e lixo embora
  8. Mantenha a água limpa– não use detergente e xampu em lagos e rios
  9. Compre localmente– apoie comércios locais
  10. Defenda as montanhas– use sua voz para encorajar a mudança
Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

1 comentário

Deixe seu comentário