A frase “um vencedor é um perdedor que tentou uma vez mais” nunca fez tanto sentido quanto na recente conquista do britânico Tim Emmett. No universo da escalada esportiva, é comum que atletas repitam uma mesma via inúmeras vezes até encadená-la. Isto é, completá-la sem cair ou usar equipamentos para progredir artificialmente. Cada tentativa é considerada um “pegue”, e o escalador aproveita para isolar movimentos, memorizar “betas”, ligar ou linkar os lances e até que finalmente encadena seu projeto. Esse processo pode durar meses e exigi paciência e muita persistência.
Foi exatamente esse o caminho de Emmett, que encadenou a lendária Era Vella, graduada em 9ª francês (11C brasileiro), em Margalef, na Espanha, após 130 tentativas distribuídas ao longo de oito anos. Aos 51 anos, o britânico se tornou também a pessoa mais velha a completar essa via clássica da escalada esportiva.
O projeto exigiu inúmeras viagens da Inglaterra até a Espanha. Após mais algumas tentativas frustradas, Emmett já se preparava para voltar para casa sem a sonhada cadena. Com as mochilas prontas para seguir ao aeroporto, recebeu de um amigo o convite para um último “pegue”, com a garantia de que chegaria a tempo ao voo. E foi essa tentativa que mudou tudo.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, o escalador aparece emocionado ao relatar a conquista. “Eu consegui”, diz, antes de desabar em lágrimas logo após a cadena, ainda com os dedos sangrando e o magnésio nas mãos utilizado para a escalada. “Não consigo acreditar! Último dia, última tentativa. Nunca me emocionei com uma escalada, mas esta me fez chorar nas últimas horas! Tão feliz, não consigo acreditar que é real”, declarou ele em seu Instagram. Emmett também agradeceu sua esposa, seu parceiro de escalada e todos que o apoiaram e o acompanharam durante esses anos de projeto.


















