Parnaso reabre após estragos causados por fortes ventos

0

Os fortes ventos provocados pelo ciclone extratropical que atingiu o Brasil entre os dias 9 e 10/12 causaram prejuízos significativos em diversos locais do país. No Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), diversas árvores caíram, bloqueando trilhas, e o abrigo do Açu sofreu danos estruturais. Diante dos riscos, a administração do parque suspendeu a visitação até 11/12.

Abrigo do Açu. Foto: Jéssica Moura

O Abrigo após a tempestade. Foto: Divulgação Parnaso.

O acesso foi normalizado em 12/12, enquanto voluntários iniciaram uma reforma emergencial no abrigo.
“As equipes estão mobilizadas para a avaliação dos danos e a realização de reparos emergenciais”, informou o Parque nas Redes Social.

Entre os estragos registrados estão árvores caídas em trilhas como a Suspensa, na sede Teresópolis, e danos no telhado, janelas e paredes do abrigo do Açu, em Petrópolis, estrutura que serve de apoio para montanhistas, colaboradores e pesquisadores.

Voluntários já atuam na reconstrução, transportando materiais até o abrigo e ajudando na remoção de lixo e entulhos.

Interior do abrigo Açu após a tempestade. Foto: Divulgação Parnaso

O abrigo sem a parede danificada pelo vento. Foto: Divulgação Parnaso

 

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário