Os fortes ventos provocados pelo ciclone extratropical que atingiu o Brasil entre os dias 9 e 10/12 causaram prejuízos significativos em diversos locais do país. No Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), diversas árvores caíram, bloqueando trilhas, e o abrigo do Açu sofreu danos estruturais. Diante dos riscos, a administração do parque suspendeu a visitação até 11/12.
O acesso foi normalizado em 12/12, enquanto voluntários iniciaram uma reforma emergencial no abrigo.
“As equipes estão mobilizadas para a avaliação dos danos e a realização de reparos emergenciais”, informou o Parque nas Redes Social.
Entre os estragos registrados estão árvores caídas em trilhas como a Suspensa, na sede Teresópolis, e danos no telhado, janelas e paredes do abrigo do Açu, em Petrópolis, estrutura que serve de apoio para montanhistas, colaboradores e pesquisadores.
Voluntários já atuam na reconstrução, transportando materiais até o abrigo e ajudando na remoção de lixo e entulhos.



















