O Parque Nacional Serra das Confusões poderá ser aberto ao público até o final do ano. Criado há 11 anos, o local ainda não foi estruturado para receber turistas e visitação de pesquisadores.
O P.N. da Serra das Confusões localiza-se no sudoeste do Piauí, uma das regiões com as maiores concentrações de sitios arqueológicos no Brasil. Visinho da Serra da Capivara, já foi cogitado a únião dos dois parques para a preservação da fauna do semi-árido.
Além da importância arqueológica, a Serra das Confusões abriga as escarpas das “Cuestas” da bacia Piauí-Maranhão, que é um relevo semelhante às Cuestas do Botucatu no Estado de São Paulo e a Serrinha de São Luis do Purunã, com uma história e constituição geológica diferente. Lá predominam duas formações de rochas sedimentares, uma de arenito e outra de conglomerado, havendo um grande potencial para a abertura de vias de escalada, desde que não ponha em risco o patrimônio arqueológico e nem faunístico local.
O governo está montando estruturas no parque como museu, guaritas, restaurantes e acessos aos pontos de visitação para o turista. Lá, são 600 hectares de terras e é um dos maiores parques brasileiros.
Fonte e fotos: Cidadeverde.com
 ,
 ,