Parque Nacional do Itatiaia é atingido por incêndio no dia do aniversário

0

O Parque Nacional do Itatiaia (PNI) completou 87 anos em 14/06. Criado por Getúlio Vargas em 1937, este é o parque mais antigo do Brasil e abriga diversas atrações e montanhas. As principais delas são o Pico das Agulhas Negras, com 2.791 metros, e o Morro do Couto, com 2.680 metros, a sexta e a nona montanha mais alta do Brasil, respectivamente.

O Pico das Agulhas Negras é o ponto mais alto do Parque e a sexta maior montanha do Brasil. Foto: Kayna Moreira

Apesar de ser o primeiro parque nacional do Brasil, o PNI enfrenta diversos desafios com a preservação ambiental da região. Na data de aniversário da criação da área de proteção, um incêndio destruiu parte da vegetação da região alta do parque.

O fogo começou nas imediações do Morro do Couto e foi detectado por câmeras de monitoramento. As equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Parquetur, concessionária que administra o local, iniciaram o combate ao fogo imediatamente.

Os brigadistas iniciaram o combate ao fogo imediatamente. Foto: Câmera PNI

A administração do local irá investigar quantos hectares foram atingidos e qual a origem do incêndio. Sabe-se que a vegetação da região sofreu com o frio nas últimas semanas e está mais seca devido à baixa incidência de chuva. Assim, qualquer fagulha pode culminar em um grande incêndio.

A administração do PNI decidiu fechar o parque para visitação neste final de semana para garantir a segurança dos visitantes.

O Parque Nacional do Itatiaia

Localizado entre as cidades de Itatiaia e Resende (Rio de Janeiro) e Bocaina de Minas e Itamonte (Minas Gerais), o Parque Nacional do Itatiaia possui mais de 28 mil hectares de área. O local é dividido entre a Parte Baixa, com altitude mínima de 540 metros, e a Parte Alta, com inúmeras montanhas, sendo o ponto mais alto o cume das Agulhas Negras, com 2.791 metros.

Tal característica geológica faz com que o parque abrigue toda a diversidade da Mata Atlântica, bem como dos campos de altitude, inclusive de espécies endêmicas. A região também abriga 12 bacias hidrográficas regionais importantes. Assim, o parque faz parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, que é reconhecida pela UNESCO e está em uma área classificada como de prioridade extremamente alta para a conservação da biodiversidade.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário