A crise americana no ano passado ainda reflete em alguns setores, principalmente aqueles não ligados á economia acumulativa, como por exemplo, o meio ambiente.
O rombo no orçamento do Estado de Nova Iorque fez o governador David Paterson proposse o fechamento de 55 Parques Estaduais, dentre eles o Minnewaska State Park Preserve, tradicional local de escalada.
Com a medida, o Governo do Estado pretende economizar 22 milhões de dólares e aliviar os problemas financeiros decorrente da crise. Os opositores à idéia de Paterson, no entanto, acham que a medida não aliviará os problemas financeiros do Estado, já que Nova Iorque tem um rombo de 132 bilhões de dólares.
Para piorar, a população está apreensiva, pois os parques são locais de lazer e de práticas esportivas e no ano passado, 55 milhões de pessoas freqüentaram eles.
Além do efeito negativo para as pessoas que freqüentam estas áreas naturais, os Parques Estaduais nova iorquinos ainda protegem ecossitemas únicos e ainda geram renda e emprego, pois existe toda uma economia que gira em torno deles e que emprega mais de 20.000 pessoas fora os próprios funcionários dos parques.
Um estudo americano diz que para cada dólar investido nos parques naturais, há um retorno de 5 para a economia através de vários serviços e negócios que giram em torno da visitação e conservação deles.
O Programa Acess Fund, ONG destinada a resolver questões de acesso a áreas de escalada e montanhismo, estão trabalhando para manter estes parques abertos.
Fonte: Access Fund