A atleta da escalada brasileira Patrícia Antunes está realizando uma campanha para viabilizar a sua viagem até a Rússia no próximo mês, onde irá competir no Campeonato Mundial de Escalada Esportiva. Ela criou uma vaquinha na qual pede a colaboração dos entusiastas do esporte e também ofereceu uma recompensa para quem doar valores acima de três mil reais no Projeto Na Montanha com Pati Antunes.
Patrícia está no terceiro lugar do ranking brasileiro de escalada esportiva e com isso foi convidada para representar o país no Campeonato Mundial de Escalada em Moscou, na Rússia entre os dias 15 e 21 de setembro. “Vou participar dessa competição entregando o melhor de mim, mas sei que será uma competição dura, ainda mais logo após os jogos olímpicos. Então estou esperando realmente a competição mais difícil que já participei, mas isso me motiva ainda mais a chegar lá e entregar o melhor de mim”, contou a escaladora.
“Um campeonato mundial envolve atletas de diferentes partes e níveis. Então, nessa competição encontrarei desafios muito duros, como a medalha de ouro olímpica, Janja Garnbret. Mas a minha experiência de sete anos de competições me ensinou que a minha maior adversária sou eu mesma, ainda mais se tratando de um esporte individual”, completou Patrícia. A atleta também explicou que seu objetivo nesse mundial é conseguir um resultado melhor do que o que ela teve em 2018 no último campeonato mundial que ela participou e adquirir mais experiência para se preparar para outros campeonatos, como o Pan-americano. Ela também afirmou que está muito feliz de participar do desenvolvimento da escalada brasileira nesse momento ao lado de suas colegas de seleção Thais Makino, Bianca Castro e Camila Flores.
Mas mesmo sabendo do grande desafio que tem pela frente, a mineira foi a luta para viabilizar a sua viagem. Ao todo os custos ficarão em torno de 15 mil reais.
Na Montanha com Pati Antunes
Com a campanha Patrícia atingiu a meta desejada antes do esperado e já garantiu sua passagem para a Rússia. Todavia, a escaladora também tem outros sonhos e pretende continuar o Projeto Na Montanha com Pati Antunes e oferecer vivências de escalada para inspirar outras pessoas. “Surgiu a ideia de compartilhar como a escalada foi um grande agente transformador na minha vida. De uma menininha tímida e insegura a uma mulher forte e empoderada, foi assim que me senti após alguns anos praticando a escalada”, revelou.
O projeto Na Montanha com Pati Antunes pretende reunir grupos com até cinco mulheres para uma imersão de dois dias na natureza aliada a busca do autoconhecimento. “o evento não se resumirá somente em escalar, existe uma programação mais extensa com diferentes práticas e acontecimentos que levarão essas mulheres totalmente para dentro desse ambiente da escaladas que é acolhedor e ao mesmo tempo desafiador. A proposta é que a participante saia desses dois dias com muito mais coragem, autoconhecimento e autocuidado”, contou Patrícia.