A operação terminou ontem, quando os corpos dos desafortunados escaladores foram descidos até a região de Horcones, de onde foram transladados de helicóptero até a entrada do parque provincial.
Campanini ficou preso por uma tormenta de neve e vento quando descia do cume do cerro junto com uma expedição de escaladores italianos que era integrada por Matteo Refrigeratto, Mirko Affasio, Marina Atanasio e Elena Senin.
Como consequencia da intensidade do temporal morreram Campanini e a italiana Elena Senin, enquanto que os restantes foram resgatados com problemas de saúde, que após permanecer internados no Hospital Italiano local regressaram a seu país no dia 19.
A neve acumulada e a região de difícil acesso impediu as patrulhas de resgatar antes o corpo do andinista mendocino.
A Patrulha de Resgate formada por 12 escaladores e com o apoio de 9 guardaparques e 10 porteadores recuperaram também o corpo do escalador inglês Michael Freeman que se encontrava a mais de 6.500 metros.
Enquanto isso, segue a busca do andinista francês e engenheiro de motores da Fórmula Um, Pierre Emeric Benteyn de 35 anos, que foi visto pela última vez no Cerro Aconcagua em 3 de janeiro e que se sabe que deveria estar no dia 13 em seu país, para onde nunca retorno.
Fonte: Télam