Pedro Hauck e Ricardo Rui completam os ciclos de aclimatação no Gasherbrum II

2

Os montanhistas brasileiros Pedro Hauck e Ricardo Rui estão se preparando para escalar o Gasherbrum II. Hoje, eles completaram os ciclos de aclimatação e desceram até o acampamento base da montanha onde irão descansar e aguardar uma boa janela de tempo bom para atacar o cume. Além da dupla, também estão na montanha os montanhistas Gabriel Tarso e Moeses Fiamoncini.

Gasherbrum II visto desde o Broad Peak – Foto:  Dawa Gyalje sherpa

O Gasherbrum II está localizado no Paquistão e é conhecido como K4. Esta é a 13ª montanha mais alta do mundo com 8035 metros de altitude. Hauck e Rui chegaram na montanha no dia 29/06, todavia pegaram mal tempo e só foi possível iniciar a aclimatação 12 dias depois. Os dois enfrentaram muito calor na montanha e também algumas nevascas, mas conseguiram portear os equipamentos para os acampamentos mais altos.

Eles também ajudaram a carregar algumas cordas para fixar a rota e ainda tiveram que cavar uma plataforma na neve para montar as barracas a 7000 metros de altitude. São atividades pesadas para serem desenvolvidas em altitude, mas como o Gasherbrum II é uma montanha selvagem, é necessário que todos se ajudem.

Já Moeses Fiammoncini sofreu um acidente com seu crampom mas está bem segundo informações. A primeira vez que um brasileiro escalou essa montanha foi em 1999, quando Waldemar Niclevicz chegou ao cume. Em 2017 foi a vez de Marcos Costa chegar ao cume do Gasherbrum II.

Errata:Na data da publicação, matéria informou que Gabriel Tarso havia chegado ao cume junto com a equipe da montanhista norueguesa Kristin Harila. No entanto ele chegou ao cume junto com Kristin no Gasherbrum I.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

2 Comentários

  1. Dawa Gyalje Sherpa em

    Hi The picture which you post on page was not from syed hasan.its me Dawa Gyalje sherpa. I took it in 2016 during my climbing on G-I &G-II.
    Thank you

    • Hello Dawa Gyalje sherpa, we apologize for the error, but we have already updated with your name. Thank you very much for contacting us.

Deixe seu comentário