Durante a madrugada foram retomados os trabalhos de resgate dos alpinistas perdidos no Aconcagua. São quatro italianos, um com morte já confirmada, e um argentino, que seria o guia da expedição.
Eles escalaram até o cume do Aconcagua ontem, e após chegarem ao topo, foram pegos de surpresa por uma forte tormenta. Perdidos, acabaram descendo pela rota do Glaciar dos Polacos, uma difícil pendente de gelo da montanha e acabaram caindo. Na queda, dois dos montanhistas sofreram fraturas.
O resgate montou uma estratégia de chegar ao topo da montanha pela rota normal e aí descer pelo mesmo local que os alpinistas se perderam, porém o péssimo tempo fez com que abortassem a tentativa.
No início da noite de ontem, enquanto uma tormenta muito forte atingia a montanha, a polícia confirmou a morte de um dos italianos, sem precisar nome ou sexo da pessoa. Também afirmou que os outros quatro se encontravam em avançado estado de hipotermia.
Para todos, o pensamento é de que havia poucas esperanças deles sobreviverem a terrível noite que passava. A temperatura girava em torno de -25ºC até -30ºC e os ventos brancos superavam os 70 quilômetros por hora.
Na madrugada de hoje o pessoal do resgate retomou o trabalho. O helicóptero sobrevoou a área onde está o grupo perdido às 6h e 20 min. da manhã, e conseguiu avistar dois alpinistas agitando uma bandeira azul, o que renovou as esperanças do pessoal que está empenhado no resgate.
Ainda não se tem informações do resto do grupo, e o pessoal do resgate tenta chegar até o local onde os montanhistas se estão.
Segundo o comissário Párraga da patrulha de Alta Montanha, “Logo após deixar suprimentos para a equipe de resgate, a aeronave sobrevoou o cume e viu duas pessoas agitando bandeiras. Não se pode falar nada do estado dos outros dois montanhistas, mas há esperança.”
Agora o tempo no Aconcagua está muito bom, com céu azul, pouco vento, mas muito frio. Contudo, a previsão do tempo alerta para o ingresso de uma frente fria para as próximas horas.
Nesta manhã, o cônsul da Itália na Argentina, Pietro Tombacini, deslocou-se até a região de Horcones, para inteirar-se do assinto.
Acompanhe:
:: Equipe de resgate encontra três mochilas, mas não acha os alpinistas
:: Cinco alpinistas estão perdidos no Aconcagua
:: Falece um dos alpinistas perdidos no Aconcagua