Segunda a Petzl, ainda que não sejam muitos os casos ocorridos, “esta taxa de incidência não cumpre com os índices de confiabilidade e segurança da Petzl”.
O produto é a Lanterna Frontal Petzl “MYO”, que possui o armazenamento das baterias unido ao corpo da lanterna, ou “MYO BELT”, que possui o armazenamento “remoto” unido à lanterna por cabos elétricos. Segundo a empresa, as lanternas que podem apresentar a falha são as que possuem a seguinte numeração e modelo:
Número do Modelo
MYO  , ,  ,E26P
MYO- preta  , ,  ,E26PN
MYO 3  , ,  ,E27P
MYO 3-preta  , ,  ,E27PN
MYO 5  , ,  ,E28P
MYO 5- preta , ,  ,E28PN
MYO Belt 3  , ,  ,E29 P
MYO Belt 5  , ,  ,E30 P
MYOLITE  , ,  ,E31 P
MYOLITE 3  , ,  ,E32 P
MYOBELT SB5  , ,  ,E33 P
MYO XP, azul  , ,  ,E83 P
MYO XP, cinza  , ,  ,E83 P2
MYOBELT XP, azul  , ,  ,E84 P
MYO XP BELT, cinza  , ,  ,E84 P2
O risco é que quando se utiliza esta lanterna com baterias recarregáveis AA/LR6, pode acontecer um curto-circuito no cabo de conexão do armazenamento da bateria, que pode produzir uma faísca, derretendo o cabo ou inflamando.
Os dados não são alarmantes, uma vez que apenas 0,004% das lanternas apresentaram o problema, ou seja, das 322 mil unidades já produzidas pela Petzl, apenas 13 casos foram relatados, sendo apenas 2 destes casos com o aparecimento de chamas. Nos dois casos os consumidores tiveram pequenas queimaduras, um na mão e outro no cabelo.
A Petzl pede aos consumidores para que não utilizem baterias recarregáveis com as referidas lanternas. Utilizando baterias comuns alcalinas, ou seja, não recarregáveis, não existe risco algum de ocorrer o problema.
A empresa informa ainda que os novos modelos da linha MYO não mais apresentam o problema.
Caso tenha alguma dúvida, a Petzl informa os distribuidores de cada país para contato no seguinte endereço:
http://en.petzl.com/petzl/AccueilContacts