Um grupo de escaladores que tentava a via no dia 5 de julho teve que desistir da rota pois não conseguiu alcançar o grampo na parede que fica diretamente acima do que seria o platô de belay da enfiada 11. Parece que agora é impossível alcançar as chaminés das enfiadas 12 a 15 sem muita dificuldade ou ajuda de equipamentos, até que uma nova rota seja descoberta ou sejam instalados mais grampos para possibilitar novamente a travessia. Ainda é incerto quem fará esta adaptação, ou como será feito o “conserto” em uma das vias mais históricas do mundo.
A via Regular Northwest Face, no Half Dome, foi pioneira na história da escalada de big wall, sendo completada pela primeira vez em 1957. Hoje em dia, a via costuma ser escalada em um dia ou em dois dias com um bivaque.
“Tenho certeza que de um jeito ou de outro, a via poderá ser escalada novamente”, disse Dave Allfrey, um especialista em escaladas de big wall. “Talvez seja apenas uma questão de quantos grampos serão necessários. É estranho porque eu estive lá há poucos dias, e tivemos que descer da via devido a uma queda de rochas significativa, resultado de uma tempestade que ocorrera horas antes”, disse. “Graças a Deus isso não aconteceu naquele dia, quando havia 14 pessoas na base. Ainda bem que ninguém se machucou, poderia ter sido muito grave”.
Roger Putnam, um escalador e geólogo que escalou a Regular Northwest Face dia 22 de junho, disse que é provável que mais desprendimentos ocorram na rocha: “Acho que isso pode ser um processo progressivo de exfoliação da rocha. Espero que ninguém vá até lá em um futuro próximo”.