O escalador Alex Honnold, reconhecido mundialmente pela histórica escalada em solo do El Capitan, se prepara para um novo e ousado desafio. Desta vez, ele irá escalar em solo o Taipei 101, em Taiwan, um edifício com 508 metros de altura e 101 andares, onde as agarras naturais de rocha dão lugar a estruturas de alumínio e vidro.
A escalada está programada para começar às 20h (horário padrão do leste dos Estados Unidos), o que corresponde às 22 horas no Brasil, e será transmitida ao vivo pela Netflix, no programa Skyscraper Live, apresentado por Elle Duncan. O desafio contará ainda com comentários da escaladora Emily Harrington, do youtuber Mark Rober, do lutador da WWE Seth Rollins e do comentarista de escalada esportiva Pete Woods.
O edifício Taipei 101 já foi escalado anteriormente pelo francês Alain Robert, conhecido como o “Homem-Aranha francês”, hoje com 64 anos. Na ocasião, ele só recebeu autorização para a ascensão mediante o uso de cordas de segurança. Agora, no entanto, Honnold obteve uma autorização especial para realizar a escalada em solo. “Porque não? O Taipei 101 porque é espetacular e é um edifício incrível. É possível, o que não acontece com muitos arranha-céus – é especialmente adequado para a escalada”, comentou Honnold.
Honnold também demonstrou ter plena consciência dos riscos envolvidos. No trailer do programa, o escalador afirma que “Não importa o quanto você se prepare, às vezes as coisas simplesmente acontecem… Se você cair, você vai morrer”.
Alain Robert, que participou do podcast Climbing Gold, avaliou que o edifício não apresenta grandes dificuldades técnicas, já que, além das fendas verticais, o Taipei 101 possui diversas vigas horizontais, que funcionam como pontos de apoio e descanso. “Em comparação com a escalada solo em rocha, a escalada em prédios é mais tranquila, já que as agarras costumam ser muito boas e você pode reduzir bastante o seu peso usando as pernas corretamente”, disse Robert.
Como conselho final, Robert — que escalou o prédio sob chuva — alertou Honnold para não realizar a ascensão em solo caso as condições climáticas não estejam favoráveis, pois isso tornaria o desafio ainda mais perigoso. Em caso de mau tempo, Honnold poderá adiar a escalada por algumas horas ou até mesmo por um dia.
Confira o Trailer aqui:














