O prefeito até que tentou, mas a população reagiu em peso contra a proposta de alteração do plano diretor que possibilitava a urbanização de uma área da Serra dos Cocais, no município de Valinhos, região metropolitana de Campinas SP.
As alterações desejadas pelo prefeito transformariam a Serra dos Cocais, que é um importante manancial de águas e é hoje inserida num contexto rural, em área urbanizável e a região do bairro Capivari, hoje área rural agrícola, em área logística.
Apenas três dos vinte inscritos na audiência apoiaram o projeto de alteração do plano diretor, os demais fizeram severas críticas às intenções do Prefeito.
A Serra dos Cocais é um dos últimos espigões do Planalto Atlântico paulista frente a região rebaixada de Campinas. O local é reconhecidamente um importante refúgio ecológico, abrigando espécies que são tidas como relictuais do clima mais seco e mais frio da época da última glaciação. Fora a riqueza biológica, a Serra ainda abriga um relevo ímpar, com os chamados caos de blocos, são os famosos boulders de Valinhos, muito popular na escalada.
A população pede que o Governo do Estado aprove a Lei que transforma a Serra dos Cocais em uma Unidade de Conservação de uso sustentável, uma APA, que impossibilita o crescimento urbano, mas permite a economia rural, de forma que as família que vivem na Serra não seriam prejudicadas, pois continuariam desempenhando suas atividades econômicas.
A expansão urbana é a principal ameaça à Serra dos Cocais e ao equilíbrio geoecológico da região. Com a urbanização e impermeabilização do solo, Valinhos e municípios de entorno poderão sofrer com falta de água, aumento o problema que já é crônico nas épocas de estiagens. Em épocas de chuvas, o contrário aconteceria, e os rios receberiam muito mais água e as enchentes serão muito mais freqüentes, pois os solos perderão sua capacidade de infiltração de água.
O projeto de transformação da Serra dos Cocais em APA está paralizado na Assembléia Legislativa.
:: Veja mais sobre a Serra dos Cocais