Os já experientes em escaladas invernais a montanhas de 8000 metros, Denis Urubko do Cazaquistão (primeira ascensão invernal do Makalu em 2009, além de todas as outras montanhas de 8000m sem oxigênio) e Simone Moro da Itália (primeira invernal do Makalu 2009 e primeira ascensão invernal do Shishapangma em 2005) estarão tentando o Gasherbrum II (8035m) a partir de 21 de dezembro próximo. A forte dupla será acompanhada pelo câmera e experiente alpinista técnico Cory Richards do Canadá. Denis e Simone são muito fiéis ao estilo alpino, fazendo suas ascensões sem cordas fixas, oxigênio ou sherpas.
Outra forte equipe que irá estar presente no mesmo acampamento-base é um grupo multinacional composto por Gerfried Goschi da Áustria, os canadenses Don Bowie, Louis Rousseau e Alex Chicon, e pelo basco Roberto “Gorri” Rojo. Esta equipe estará tentando o Hidden Peak (8080m). Don e Gorri dividiram acampamento-base com o colunista do AltaMontanha.com Maximo Kausch na última temporada no Gasherbrum I e II.
A expedição mandou 130 barris de equipamento para a base no fim de outubro. Segundo Don Bowie, que já tentou escalar o Broad Peak no inverno, é quase impossível aproximar a montanha a pé durante o inverno e os carregadores devem depositar as quase 4 toneladas de comida e equipamento no acampamento-base antes das tempestades de inverno começarem. A equipe teve muitos problemas para levar toda a carga até Skardu devido aos problemas gerados pelas enchentes na última monção. Durante a aproximação dos carregadores, uma avalanche de barro atingiu a caravana e 15 barris foram perdidos. Nenhum carregador se feriu gravemente. Segundo as últimas notícias, a carga perdida já foi substituída e já está na base. A data oficial para o início da expedição é 20 de janeiro.
Fonte: Barrabes / DonBowie