Texto: Hilton Benke
Problemas em Itatiaia não são de hoje, mas podem ser o de amanhã em outros Parques e Unidade de Conservação do Brasil.
São trilhas proibidas, restrições de acesso a locais de escalada, presença de caçadores, incêndios com causas desconhecidas, lixo, desmandos da administração e muitos outros problemas que há muito são alertados pelo site AltaMontanha.com, e que por muitas vezes, são contestados via email.
Não se trata de uma questão de aplicabilidade do famoso “eu avisei”, mas sim do inédito: “estamos avisando”.
São por situações como as vividas e presenciadas no Parque Nacional do Itatiaia que hoje, a população em geral e até mesmo os montanhistas, estão se posicionando contra a abertura de novos Parques e Unidades de Conservação pelo Brasil afora.
Proibir os montanhistas e escaladores, ou seja, os maiores interessados na preservação destas áreas, de as utilizarem para a prática consciente e de mínimo impacto de seu desporto, é o maior tiro no pé que as administrações públicas destes parques já cometeram… E pelo jeito, continuam a cometer.
Nós, montanhistas e escaladores, queremos sim estas áreas preservadas, mas com sapiência em sua utilização. Não podemos aceitar tantas restrições e descaminhos para com os montanhistas, e, ao mesmo tempo, tanta falta de controle para com aqueles que realmente destroem estas regiões. É uma questão de credibilidade e confiança.
Releia as matérias, por ordem de data:
23/07/2008 – Parque de Itatiaia impõe novas regras aos visitantes
31/07/2008 – Fogo no Itatiaia
12/09/2008 – O Parque Nacional de Itatiaia e seus problemas
14/09/2009 – Itatiaia: Presença de caçadores e ineficácia das proibições
15/09/2009 – Itatiaia – PNI – O primeiro parque do Brasil…
02/10/2009 – Fechados os hotéis do Planalto de Itatiaia
04/12/2009 – Pousada é reaberta na parte alta do PNI
14/12/2009 – Federações fazem manifesto sobre as condições de visitação do PNI
Esperamos que estas matérias tornem-se passado no AltaMontanha.com e que sirvam apenas para lembrar de que “um dia, foi assim…”