As montanhas mais altas dos Andes são as montanhas com mais de 6 mil metros. Ainda não se sabe com certeza quantas montanhas acima desta altitude há na cordilheira, porém um estudo recente levado a cabo pelo montanhista argentino radicado no Brasil Maximo Kausch dá conta que há 104.
Maximo, que foi parceiro de Pedro Hauck nesta escalada, é a primeira pessoa no mundo que se propôs escalar todas elas e é atualmente quem mais tem montanhas andinas com esta altitude em seu currículo, sendo reconhecido pelo Guiness, o livro dos recordes, quando escalou sua montanha de 6 mil metros de número 59.
Escalar um grande volume de montanhas de 6 mil metros nos Andes é bastante exigente, sobretudo por que diferente de outros locais no planeta, a maioria das montanhas andinas não contam com estrutura e nem informação, exigindo total autonomia e independência dos escaladores.
Dedicando-se há 16 anos ao montanhismo andino, Pedro nunca contratou um guia e sempre foi à montanha por conta própria. Com tanta experiência acabou ele mesmo se tornando guia de montanha, trabalhando em 3 países diferentes. Junto todos as montanhas que ele escalou nos Andes nestes anos, ele acumula 70 cumes, um número expressivo.
Esta foi somente a segunda vez dele no Peru, um país que pretende visitar com mais frequência. De acordo com ele, a escalada no Toclaraju não foi difícil, mas teve dificuldades técnicas e alguns perigos, como o descenso realizado em rapeis negativos no gelo.
A dupla Pedro Hauck e Maximo Kausch estão em Huaraz descansando da escalada e pretender escalar mais montanhas nas próximas semanas.