Os Picos Maior e Médio dominam a paisagem do Parque Estadual dos Três Picos, localizados entre Teresópolis e Nova Friburgo. Essas belas montanhas são consideradas a "Meca" da escalada tradicional brasileira, com algumas vias passando de 700 metros de extensão. O escalador, geocientista e professor da UFRJ, Antonio Paulo Faria, decidiu pesquisar a altitude das montanhas mais altas da Serra do Mar e desvendar, entre outras coisas, essa polêmica. Faria já havia medido a altitude do Pico Maior com um GPS de alta precisão (DGPS) e outros picos da região, incluindo o Caledônia e a Pedra do Sino, e nessa pesquisa havia descoberto que o Pico Maior é 51 metros mais alto, podendo ser o mais elevado da cadeia da Serra do Mar. No entanto, surgiu a dúvida em relação ao Pico Médio, seria ele o mais alto?
Usando o mesmo método de determinação de altitude, Antonio Paulo escalou o Pico Médio e mediu sua altitude: 2361 metros acima do nível do mar. Com essa altitude, o Médio continua sendo mais baixo que o Maior, que tem 2366. Uma diferença de apenas 5 metros!
Apesar dessa pesquisa conseguir medir com detalhe a altitude das montanhas, a maioria das grandes elevações brasileiras não tem altitude bem definida. Muitas regiões são muito úmidas e de acesso difícil, o que dificulta a obtenção de dados topográficos de satélites, fazendo que a atualização de uma lista com as montanhas mais altas do país seja um trabalho bastante difícil, exigindo trabalho de campo e muito esforço. Aí pode entrar a experiência dos montanhistas, que pode auxiliar muito nesse tipo de trabalho.
Foto Antonio Paulo Faria
Veja mais: