Red Bull divulgou um documentário com imagens inéditas de Andrzej Bargiel esquiando no Everest

0

A Red Bull divulgou um documentário com imagens inéditas da descida integral do Everest realizada de esqui pela face sul (nepalesa) da montanha, feita pelo montanhista polonês Andrzej Bargiel no final de setembro. A façanha marca a primeira vez que alguém alcança o cume e desce até o Acampamento Base esquiando e sem oxigênio suplementar.

No cume do Everest. Foto: Foto: Bartłomiej Bargiel /Red Bull Content Pool

O documentário começa com Andrzej Bargiel e o sherpa ‘Speed’ Dawa chegando ao cume às 15h17 e o esquiador polonês iniciando a sua descida logo em seguida, às 15h20. O filme reúne imagens registradas pelo próprio Bargiel, por meio de uma câmera instalada no capacete, e capturas feitas por seu irmão, Bartek Bargiel, utilizando um drone. Além de filmar, o drone teve a importante função de auxiliar na navegação, indicando o caminho em trechos críticos da Cascata de Gelo do Khumbu.

:: Leia também: Andrzej Bargiel conta como foi esquiar do cume até a base do Everest

Com pouco mais de 30 minutos, o documentário apresenta cenas de tirar o fôlego enquanto Bargiel percorre cristas e encostas do Everest, revelando uma perspectiva inédita da montanha mais alta do mundo. O vídeo também mostra quedas do esquiador e até um pequeno deslizamento de neve, nada que colocasse ele em risco ou atrapalhasse seus planos. Ainda é possível ver a chegada da noite e as condições da montanha, que fizeram Bargiel pernoitar no Acampamento 2 por segurança antes de seguir para a base. No segundo dia de descida, Bargiel busca um caminho em meio ao labirinto de gelo e fendas até chegar na base da montanha concluindo esse desafio inédito.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Comments are closed.