Resgatado corpo congelado de alpinista no Aconcagua

0

Foi resgatado ontem o corpo congelado de um alpinista que desapareceu a dez anos no Cerro Aconcagua, a maior montanha dos Andes.


O corpo do escalador, que havia desaparecido entre 1998 e 2002 foi retirado da região do Glaciar dos Polacos, a cerca de seis mil metros de altura.

A retirada do corpo foi realizada ontem, confirmou o comissário Valentín Muñoz: “O cadáver do escalador foi encontrado antes de ontem, em avançado estado de decomposição. Não foi possível determinar o sexo e o descemos na manhã de ontem até um acampamento base, o levamos de helicóptero até a Quebrada de Horcones e de lá o transportamos até o corpo Médico Forense”.

Segundo o comissário, o cadáver do alpinista já havia sido visualizado à vários dias na parede sul do Glaciar dos Polacos pela Patrulha de Resgate. Possivelmente ele tenha surgido após o degelo de parte do glaciar.

O corpo do andinista se encontrava em posição horizontal, e por isso se presume que sua morte tenha sido causado por uma queda, que aliada com as baixas temperaturas e com a falta de assistência médica tenha levado o alpinista ao óbito.

O pessoal do Parque Aconcagua suspeita que o corpo pertença à um alpinista Checo, desaparecido em 2002, cujo o nome é Vip Viroslav, porém há suspeitas de que possa ser de um japonês que tentou escalar o Aconcagua em 1998 e que desapareceu na tentativa.

Segundo os médicos Forenses, calcula-se que em no máximo 10 dias já será confirmado pelos resultados dos exames a identidade do malfadado montanhista.

Face Perigosa

O Glaciar dos Polacos, apesar de possuir uma rota alternativa à normal que é muito mais bela, é também muito mais difícil e perigosa, possuindo inclinações de escalada em gelo que variam de 30º à 50º, já tendo cobrado muitas vidas aos que arriscaram escalá-la.

:: Para saber mais sobre o Aconcagua

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário