A segunda etapa da Copa do Mundo de Escalada terminou na noite de Domingo, 13 de Julho, com a vitória do Holandês Jorg Verhoeven e da austríaca Johanna Ernst.
O público, apesar das chuvas, compareceu em massa ao evento, demonstrando que na França a escalada é um esporte muito popular. Chamonix, nos sopés do Mont Blanc é uma cidade que respira montanhismo e as nove estruturas artificiais montadas para a competição se tornaram o centro de todas as atenções da cidade neste fim de semana, que realizou conjuntamente com a competição seu famoso festival de montanha. Tudo isso tendo como pano de fundo o famoso Mont Blanc.
No pódio, pouca novidade em relação à etapa anterior, o que mostrou que apesar da polêmica em torno dos juízes chineses de Qinghai, a vez agora não é mais do escalador vasco Patxi Usobiega, quem levou o caneco da competição mundial no ano passado. Patxi não passou das semifinais em Chamonix.
As finais foram caracterizadas pela estabilidade entre os competidores. Seis dos oito escaladores caíram na mesma agarra, deixando-os distante na classificação por segundos. A única diferença foi o campeão, Jorg Verhoeven que chegou mais alto que todos. O Holandês está há dois anos melhorando seus resultados e esta competição foi seu “climax”.
Na categoria feminina, a jovem Johanna Ernst, de 16 anos, surpreendeu novamente, deixando para trás escaladoras famosas e experientes, novamente, pois em Qinhai ela também foi a grande campeã. Ernst fez a final com Angela Eiter e Natalija Gros de novo e manteve sua posição. É o primeiro ano que ela participa do circuito da Copa do Mundo, no ano passado ela foi campeã mundial juvenil.
Felipe Camargo fez o possível, mas não conseguiu passar para as finais. Ele ficou com 33° colocação. Felipinho foi o único brasileiro participando na competição que é a mais difícil do calendário mundial de escalada.
Na classificação geral, depois destas duas etapas, o tcheco Tomas Mrázek aparece em primeiro, seguido do fenômeno japonês Sachi Anma de apenas 18 anos. No feminino, Johanna Ernst está mais de oitenta pontos à frente de Natalija Gros a segundo colocada.
A próxima etapa da Copa do Mundo acontecerá em Berna na Suíça nos dias 12 e 13 de Setembro.
CLASSIFICAÇÃO FINAL, Chamonix:
Homens:
1. Jorg Verhoeven (Holanda): 42-
2. Sachi Anma (Japão): 37
3. Klemen Becan (Eslovênia): 35
4. David Lama (Áustria): 34.5+
4. Tomás Mrázek (Rep. Checa): 34.5+
6. Ramon Julián (Espanha): 34.5
7. Magnus Midtboe (Noruega): 34.5
8. Jakob Schubert (Áustria): 24-
33. Felipe Camargo (Brasil)
Mulheres:
1. Johanna Ernst (Áustria): 53
2. Angela Eiter (Áustria): 43-
3. Mina Markovic (Eslovênia): 40
4. Caroline Ciavaldini (França): 39+
5. Charlotte Durif (França): 39
6. Olga Shalagina (Ucrânia): 39-
7. Bettina Schoepf (Áustria): 36-
8. Muriel Sarkany (Bélgica): 32
CLASSIFICAÇÃO GERAL, Copa do Mundo.
Homens
1. Tomás Mrázek (Rep. Checa): 155 pontos
2. Sachi Anma (Japão): 145 pontos
3. Jorg Verhoeven (Holanda): 140 pontos
4. Jakob Schubert (Áustria): 120 pontos
5. Ramon Julián (Espanha): 90 pontos
5. Magnus Midtboe (Noruega): 90 pontos
7. Manuel Romain (França): 88 pontos
8. Patxi Usobiaga (Espanha): 81 pontos
9. Klemen Becan (Eslovênia): 65 pontos
10. Romain Desgranges (França): 58 pontos
Mulheres
1. Johanna Ernst (Áustria): 200 pontos
2. Natalija Gros (Eslovênia): 117 pontos
3. Charlotte Durif (França): 116 pontos
4. Angela Eiter (Áustria): 114 pontos
5. Mina Markovic (Eslovênia): 105 pontos