Desde que foi formado o projeto de uma seleção brasileira de escalada esportiva, o apoio e a dedicação de todos envolvidos no projeto foi de 100%.
O comprometimento quanto aos treinos dos atletas, sendo estes físicos ou psicológicos, tem preparado nossa primeira seleção juvenil brasileira de escalada esportiva para o mundial, que acontecerá no fim de agosto na França.
Formada por 14 atletas, de 14 a 19 anos, este grupo faz história no Brasil como sendo a primeira seleção completa do Brasil a representar o país em uma competição internacional neste esporte em ascensão.
O técnico e escalador experiente em competições internacionais Anderson Gouveia diz que Essa é primeira Seleção Brasileira Juvenil legítima, onde todos conquistaram suas vagas por seletiva. Também é a maior delegação que o Brasil já teve. Foram meses de preparo dos atletas com acompanhamento médico, técnico e psicológico, algo totalmente inovador no país. Ainda afirmou que comandar este time é uma honra, pois, segundo ele, após ter servido o país em competições internacionais, agora chegou a hora de passar sua experiência e seus conhecimentos para esta próxima geração.
O Campeonato Mundial Juvenil terá espaço a cidade de Valence, na França, onde os competidores seguirão as categorias por idade dentro de suas respectivas modalidades, sendo estas de escalada em velocidade ou dificuldade.
Os atletas que passaram pelas seletivas e irão representar o Brasil na França em agosto deste ano e suas respectivas categorias são as seguintes:
Júnior Feminino
Anna Shaw – FEMESP
Luana Riscado de Carvalho Pinto – FEMERJ
Júnior Masculino
Celso Felipe Gemin Franzoi – FEPAM
Felipe Gomes Camargo – FEMESP
Pedro Alves de Campos – FEMESP
Victor Guilherme Greipel Gomes – FEMESC
Juvenil A Feminino
Camilla Shaw – FEMESP
Jennifer Gabell – FEPAM
Maria de Campos Moreira Menezes
Juvenil A Masculino
Jonas Leffeck – FEMESC
Jürgen Pauli de Castro – FEMESC
Pedro Martins Gomes – FEMERJ
Juvenil B Feminino
Mariana Gomes Aguilar
Juvenil B Masculino
Andreas Pauli de Castro – FEMESC
Caio Lopes da Silva FEPAM
André Braga
Fonte: Blog de Escalada e Ecos da Montanha