Um levantamento feito pelo site de tecnologia Mashable mostra que o número de mortes causadas por selfies em 2015 supera o de causadas por ataques de tubarões. Foram 12 acidentes fatais originados pelo ato de tirar fotos de si mesmo contra oito ataques de tubarões.
O último caso aconteceu na semana passada. Um turista japonês morreu depois de despencar de uma escada enquanto tentava fazer uma selfie no Taj Mahal, na Índia. Esse tipo de acidente é o mais comum entre as mortes por selfie. Quatro dos 12 casos fatais foram de gente que caiu enquanto tentava tirar uma foto de si mesmo. Em segundo lugar, aparecem as selfies com trens em movimento… Pois é.
Os montanhistas também têm seus momentos de selfies arriscadas: em maio deste ano, uma turista morreu ao se desequilibrar em Trolltunga ("língua de troll"), na Noruega, um dos pontos turísticos mais famosos do país, proeminência rochosa a 700 metros de altura. No mesmo mês, uma jovem inglesa morreu ao se preparar para tirar uma selfie e cair de uma altura de 15 metros na montanha Northcliff, em Joanesburgo, na África do Sul.
A preocupação com o fenômeno é tamanha que o governo russo lançou em julho deste ano uma cartilha num movimento nacional para conscientizar a população sobre os perigos da selfie. O parque nacional de Denver Waterton Canyon, no estado do Colorado, nos EUA, chegou a fechar as portas porque as pessoas não conseguiam parar de tirar selfies com… ursos.
Há algo de errado na humanidade?