A primeira montanhista peruana a escalar o Everest, Silvia Vasquez-Lavado, possui uma história cheia de altos e baixos. No entanto descobriu na montanha um sentido para a vida e para enfrentar todos os seus desafios e traumas pessoais. A montanhista lançou o livro, In the Shadow of the Mountain: A Memoir of Courage onde conta como foram suas conquistas na montanha e na vida pessoa. O livro também está sendo adaptado para o cinema.
Silvia tem uma história de vida triste. Quando criança foi abusada sexualmente. No entanto ela cresceu, estudou e se tornou uma executiva de sucesso no Vale do Silício, onde trabalhava para o eBay. Todavia mesmo com o sucesso profissional, Silvia não se sentia feliz. Assim, ela lutou por mais de 20 anos contra o alcoolismo e enfrentou muito preconceito por ser homossexual.
Apenas após os 30 anos de idade ela descobriu as montanhas e um sentimento de pertencimento com suas escaladas. Em 2018, ela finalizou o Projeto dos 7 Cumes, uma meta desejada por montanhistas do mundo todo. “Para mim, esta foi a oportunidade de mostrar às pessoas como elas podem escalar sua própria montanha interna ou externa”, revelou.
Um recomeço
Atualmente, Silvia deixou sua carreira como executiva e coordena a organização sem fins lucrativos Courageous Girls que ajuda mulheres vítimas de violência sexual e tráfico através de trekkings e montanhismo. Assim, Silvia conta que o projeto tem sido sua cura e a cura de muitas outras. “Há uma maneira de sermos mais fortes e maiores do que o nosso passado”, diz ela.
O livro com todas as suas memórias, desde as mais traumáticas até a sua auto redenção através do montanhismo foi lançado em fevereiro desse ano. Haverá também um filme estrelado pela atriz Selena Gomez, no papel de Silvia. A cinebiografia será produzida por July Moon Productions e terá direção de Elgin James. A previsão de lançamento é para o primeiro semestre de 2022.