Foram poucos dias, mas muito ricos em escalada, vibe positiva e união…
Além de me superar guiando a rampinha da via SOMBRAS FLUTUANTES, tentar flutuar através de seus lances de explosão, interagir pacificamente com alguns marimbondos que têm construído suas ´casitas´ na linha e buscar uma força-resistência da alma para tentar o crux do final da via, fotografei para o CALENDÁRIO 2010 de escalada feminina, a convite da amiga e escaladora Fernanda Rocha, uma das idealizadoras do projeto.
Ao meu lado, mais 11 escaladoras também concedem paixão, força e graça às páginas do Calendário Garotas Dedos Fritos, que será lançado no dia 17 de dezembro em um festerê em Belo Horizonte, clicado pelos fotógrafos Baxter e André.
Conversando com a Fernanda e a Rafa, escaladoras assíduas do Cipó, senti um enorme carinho que me encheu de felicidade. A cada dia percebo que minha relação com a escalada vai infinitamente além da prática física.
De diferentes formas, amigos da escalada também ´abraçam´ essa filosofia através de blogs e ações que movimentam nosso enorme ´mercado´, como o hilário blog do Ubtboulder, onde Linha e Rodras se superam a cada postagem… O texto “Mulheres, venham a nós” (23/11), por exemplo, deduz o market-share para boulder… Sensacional!
Assim como a Yoga, a escalada é uma prática que proporciona uma relação infinita do ser humano com o universo.
Essa relação é plena quando há uma UNIÃO de todos os poderes existentes e atuantes em nós, entre eles, físicos, mentais, espirituais e sociais, envolvendo desde o equilíbrio de nosso micro-cosmo, de nosso sangue, plasma (´do sangue no zóio´ na hora da cadena) até nossa relação com a sociedade.
Conectada a essa filosofia e guiada pelos betas positivos da Fernanda Rocha, tive a oportunidade de conhecer o ABRIGO CIPÓ, chalézinho construído com muito amor pelo casal Rafa e Barão para abrigar apaixonados pela escalada e natureza.
A construção preza a sustentabilidade, com janelas e portas de madeira de demolição restauradas e tijolos de adobe.
Atento à qualidade de vida, o Abrigo oferece além de um ambiente delicioso, um café da manhã super completo e saudável, com delícias como yogurte e bolo caseiro, granola, mel, pão de queijo, tudo super fresquinho e preparado com muito carinho pelo casal.
Além de me deparar com “Sombras Flutuantes” por dois dias de escalada no Grupo 3, marcou-me a visita de uma mamãe vagalume no final do último dia, antes de iniciar a trilha noturna de volta ao Abrigo.
Após um tempo de contemplação e contato com seu olhar iluminado, percebi que a vagalume carregava um outro brilho em baixo de seu corpo – seu filhote.
Pelo caminho, essa obra de arte da natureza mescla-se às árvores da Serra do Cipó nessa época do ano, transforma a floresta em uma árvore de Natal super brilhante, e dá boas vindas ao Natal 2009!
Como ceia pós climbing, uma ótima opção é a SANTA PIZZA, restaurante aconchegante localizado na estrada principal da Serra do Cipó antes da primeira rotatória!
Minha dica de pizza é a exótica que leva geléia de damasco, nozes, mussarela de búfala e presunto parma!
Opções com geléia de pimenta e as famosas pizzas doces também rolam por lá…
Deliciosas! Vale a pena também pela decoração zen-criativa, na qual penduricalhos e quadros expostos estão à venda.
Agradeço a todos pelos bons momentos, e espero em breve voltar à terras mineiras!
E no próximo final de semana (dia 28) rola a segunda etapa do Campeonato BRASILEIRO de escalada na CASA DE PEDRA, unidade Chácara Sto. Antônio!
Kamon…
Categorias: Amador e Master
Route Setter: Andre Berezoski (Belê)
Regulamento, horários e inscrição no site da APEE
Beijos,
Janine