Estatísticas…
Pelo efeito da crise econômica mundial, o índice de visitantes dessa temporada 2008/2009 caiu em 14% em comparação com a ultima temporada de 2007/2008. Os gringos preferiram se aventurar menos e gastar menos dinheiro, devido à situação econômica global, eles preferiram ir para as montanhas asiáticas, que ultimamente tem se tornado muito perigosas, devido a conflitos políticos que acabam gerando a violência.
Estas pessoas não sabem o que estão perdendo, pois o teto das Américas é uma bela montanha, com seus 6.962 metros de altitude, gera aventuras e desafios até para aqueles que já estão acostumados com escaladas no Himalaia.
Na temporada atual, foram recebidos na montanha 4041 escaladores com interesse de alcançar o cume, sendo que na temporada passada foram 4548 escaladores.
Outra diferença foi o numero de visitantes trekkeiros na região, que também decresceu em comparação a ultima temporada. 2609 trekkeiros visitaram a região do parque nacional do Aconcágua, sendo que na ultima temporada foram 3110.
Recordes…
A pessoa mais jovem a subir a rota do Glaciar de los Polacos tornou-se a jovem Crina Coco Popescu, de apenas 14 anos de idade. Crina já possui algumas montanhas em seu repertório, e ainda tem muito tempo pela frente. Creio a acreditar que ela logo terá o Monte Aconcágua em sua lista.
Ainda sim, o recorde da pessoa mais jovem a subir o Aconcágua é do escalador norte americano Matthew Moniz, de apenas 16 anos de idade, no dia 16 de dezembro de 2008, pela rota normal.
A ascensão de pessoas tão jovens a tais altitudes é um tanto polêmica. Em março deste ano, outro menino norte americano teve de ser socorrido em uma escalada de um vulcão com um edema pulmonar, a apenas 5.600 metros de altitude.
Mortes…
Tristemente relataram-se seis mortes na montanha nessa temporada de 2008/2009, e um numero maior de evacuações na montanha, contabilizadas em 300, quantidade maior que as 278 em 2008, e 256 em 2007.
– Stefan Jeromin alemão de 42 anos,
– Elena Senin Italiana de 38 anos,
– Federico Campanini de 31 anos,
– Michael Freeman Inglês de 42 anos,
– Arthur Michael Leslie Norte americano de 51 anos,
Também foi encontrado um corpo de um alpinista não identificado perto do Glaciar de los Polacos, local que este estaria já a mais de dez dias.
Fonte: Desnivel