A temporada de escalada no K2 segue com um grande número de resgates. A evacuação dos renomados alpinistas japoneses Kazuya Hiraide e Kenro Nakajima, bem como a retirada do corpo de Muhammad Hassan, ainda estão em andamento. No entanto, outros seis montanhistas já foram resgatados com vida nos últimos dias.
Os japoneses Hiraide e Nakajima sofreram um acidente a cerca de 7500 metros, em 27/07, enquanto tentavam escalar a montanha em estilo alpino. Ou seja, escalando rápido e carregando o mínimo de equipamentos possíveis. Um helicóptero sobrevoou a região e seus operadores localizaram os dois montanhistas. Porém, a aeronave não conseguiu pousar, e a equipe do helicóptero relatou “nenhum movimento” nas vítimas. No entanto, a morte de ambos não foi declarada oficialmente. A Ishii Sports, empresa contratada pelos dois montanhistas, está organizando uma equipe de busca terrestre para acessá-los.
Caso o helicóptero tivesse conseguido evacuar os dois montanhistas japoneses, eles seriam a sétima e oitava pessoa resgatadas no K2 em menos de uma semana. Em 28/07, o Exército Paquistanês evacuou um montanhista dos Estados Unidos, um do Chile, um da Macedônia e um do Nepal do Acampamento Base do K2. Eles apresentavam sintomas do Mal de Altitude e foram levados ao hospital em Skardu.
Já no início da semana passada, um montanhista de Cingapura, um holandês e um equatoriano também foram resgatados. De acordo com informações, o montanhista da Holanda sofreu uma queda e precisou ser evacuado. A equatoriana sofreu uma fratura no braço, e o montanhista de Cingapura estava com sintomas de uma forte gripe.
A recuperação do corpo de Mohammad Hassan Shigri
Outra operação de resgate que chama atenção na segunda montanha mais alta do mundo, o K2, é a de retirada do corpo do montanhista Mohammad Hassan Shigri. Hassan era um trabalhador de altitude e faleceu há cerca de um ano, quando passou mal no trecho conhecido como Gargalo da Garrafa, a 8200 metros de altitude. O caso ganhou ainda mais repercussão quando imagens de outros montanhistas passando por cima do corpo caído de Hassan se espalharam pelas redes sociais e outros canais de comunicação.
Infelizmente, o resgate de corpos em grandes altitudes é extremamente arriscado, e por isso o corpo do montanhista permaneceu próximo ao local até agora, quando uma equipe chegou para removê-lo. A equipe de resgate, formada por Dilawar Sadpara, Akbar Hussein Sadpara, Zakir Hussein Sadpara, Mohammed Murad Sadpara e Ali Mohammed Sadpara, conseguiu desenterrar o corpo da neve e transportá-lo até o Acampamento 4. De lá, eles irão continuar a descida para o Acampamento 3, com o objetivo de chegar até a base ou até um local onde ele possa ser acessado por um helicóptero. Ainda de acordo com os organizadores da expedição de resgate, não há fundos para isso e estão buscando por empresas que aceitem apoiar tal ação.