Há um mes, Ben Cheek estava no Paquistão para escalar uma rota técnica no Distaghil Sar. Era um grupo formado por quatro alpinistas que teve que desistir do desafio devido ao tempo ruim e os perigos da rota.
Depois de dissolvida a expedição, alguns membros voltaram para casa e outros se engajaram em outros desafios. Assim, Ben Cheek partiu no dia 11 de Julho
para o Shimshal Whitehorn junto com outros dois italianos. Eles deveriam ter retornado no dia 15, mas só os italianos apareceram.
Os colegas de Ben na mau-sucedida expedição do Distaghil Sar, Bruce Normand e Peter Thompson estão coordenando agora uma operação de resgate na montanha. Eles pedem que os montanhistas façam uma pressão internacional sobre o governo do Paquistão para eles conseguirem o apoio de um helicóptero para realizar as buscas.
Italianos do Nanga Parbat
Ontem, um helicoptero do exército paquistanês realizou manobras arriscadas e conseguiu salvar dois alpinistas italianos que estavam bloqueados na parede Rakhiot do Nanga Parbat. Os alpinistas, Simon Kehrer e Walter Nones foram retirados sem ferimentos pelos militares. Ao contrário do que se achavam, eles não sofreram congelamentos e passam bem.
Hoje os alpinistas que ainda estão no acampamento base do Nanga Parbat ergueram uma homenagem à Karl Unterkirchen, o alpinista que liderava a expedição de Nones e Kehrer no Nanga Parbat que morreu durante a escalada. Os alpinistas não sabem onde está o corpo do colega.