Este homem de 34 anos decidiu unir o útil ao agradável, desenvolvendo um estilo de escalada, ou de descer das vias de escalada, o “para-Alpinismo”, ,onde você simplesmente leva consigo um pára-quedas, ou uma roupa especial que permite a nós chegarmos o mais perto da sensação de voar sem maquinas, e, ao terminar a via, salta do penhasco, deixando para traz horas perdidas com rapéis, e todo o longo e demorado ritual de descer as vias.
Tim afirma que, após fazer escaladas de grandes níveis técnicos em grandes paredes,que demoram dias para serem concluídas, como algumas vias em Yosemite, na California/EUA, descer era um pesadelo! , Lembra de ficar lá em cima, pensando que, se ele fosse um saltador base jump, poderia pular e descer tudo em dois minutos. Agora ele coloca estes antigos pensamentos em prática!
Apesar de unir dois esportes, ressalta, em uma entrevista, as diferenças dos mesmos.
A escalada, sua principal paixão, tem inúmeras possibilidades de escolha, dependendo do gosto ou da vontade do esportista. Poderia escalar vias esportivas ou tradicionais, Vias em rocha ou em gelo, Vias expostas ou bem protegidas, boulders ou Psicoblocks, tendo, em todas elas, um processo mais lento e melhor aproveitado de aventura. O base jump seria um esporte mais rápido, tendo que aproveitar tudo em um pequeno intervalo de tempo.
Emmet termina sua entrevista dizendo que esportes cujo contato é freqüente com a natureza e com o meio ambiente dão paixão para as vidas das pessoas. Não é necessário ser um caçador de emoções, como ele mesmo afirma, mas, somente aproveitar estes esportes para desestressar e harmonizar sua vida.