Tim Howell realiza primeiro salto de Wingsuit do Aconcágua

0

O alpinista Tim Howell entrou para a história no último dia 29/12. Ele se tornou o primeiro homem a saltar de base jumping utilizando apenas um Wingsuit e um paraquedas no Aconcágua. Ele saltou do acampamento 2 e pousou na base após cerca de 3 minutos de voo.

Tim Howell possui mais de mil saltos de base jumping.

Howell conta que o plano era chegar ao cume a 6.962 metros de altitude, no entanto as condições climáticas obrigaram ele e seu grupo a darem meia volta a poucos metros do topo. Todavia, ele não desistiu do plano inicial que era realizar um salto de Wingsuit. “Foi realmente um grande negócio para mim. Porque ninguém havia feito isso antes. Esta é a minha maior conquista no lado do wingsuit”, disse em entrevista para a Explorers Web.

Com mais de mil saltos de Base Jumping, Howell exibe uma experiência invejável. “Ele fez saltos de wingsuit em todas as seis North Faces nos Alpes, vários penhascos no Grand Canyon e Half Dome em Yosemite. Ele também saltou de montanhas na Escócia, no vale de Wadi Rum, na Jordânia, e na Groenlândia”,  pontuou o site.

Muitos estudos e cálculos

Assim, o alpinista e base jumper planejou durante meses o seu salto no Aconcágua. De acordo com ele, foram realizados diversos cálculos, mapeamento do terreno, dos pontos de pouso e estudos sobre as direções dos ventos. Para realizar os cálculos de trigonometria ele utilizou um telêmetro a laser. Ele considerou inclusive a densidade do ar bem como a sua frequência cardíaca antes do salto.

“Fiquei muito feliz por ter conseguido. Definitivamente não há adrenalina quando eu pulo porque tudo precisa ser muito calmo. Quando eu pouso, há uma sensação de dever cumprido”, contou.

De acordo com ele, o seu traje sofreu alguns danos no pouso.

Todavia Howell ponderou que mesmo com toda a preparação e estudos, o pouso não foi o mais ideal. “Quando aterrissei, foi como um jogo de beisebol. Derrapando até o final”, revelou ele. O atleta também contou que seu wingsuit sofreu alguns danos, mas nada que o desanime para próximas aventuras. Ainda de acordo com ele, o próximo grande salto será realizado no Laila Peak (6.096m), no Himalaia, no próximo verão.

Veja o vídeo completo aqui.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário