Travessia Cashapampa – Llanganuco Parte I

Parte I – Do Brasil à base do Nevado Pisco

Partimos do Brasil, Orlando e eu, para nossa lua de mel no dia 23/07/08, quarta-feira, rumo a Lima.

A paisagem em Lima era deslumbrante! Seguimos para o Norte, paralelo com o Pacífico à esquerda e, um deserto cheio de dunas à direita. Durante a viagem íamos cortando alguns povoados que viviam exclusivamente da agricultura. Após 300Km tomamos o sentido leste rumo a Cordilheira onde cortamos vales e subimos até 3800m entre montanhas que começavam a erguer-se. Chegamos a Huaraz e fomos muito bem recebidos pela Raquel que nos levou até o Alfredo Hostal aonde chegamos e dormimos do jeito que estávamos sem comer nada.

No dia seguinte, vimos as primeiras montanhas geladas entre as nuvens em um sol tímido. Como era o dia da Independência no Peru, notamos que os peruanos são bem patriotas, pois tanto em Lima quanto em todas outras cidades que passamos até chegar a Huaraz, todas as casas estavam enfeitadas com a bandeira do Peru para comemorar a independência.

Durante a tarde passamos na agência, acertamos todos os detalhes, conhecemos nosso cozinheiro, voltamos ao hotel para arrumar todas as coisas, ansiosos para nossa partida a Cordillera Blanca.

No sábado, acordamos cedo para tomar nosso café e já fomos para a agência onde todos já nos esperavam com tudo pronto para sairmos. Viajamos durante três horas aonde vimos toda ou quase toda Cordilheira Negra, o Nevado Santa Cruz (6259m) e também fizemos uma parada para tirar fotos do lindo Huascarán (6768m) que estava completamente limpo em um céu muito azul.

Chegamos a Cashapampa e iniciamos nossa caminhada aproximadamente 12h30min. Começamos subindo um aclive em ziguezague beirando uma bela corredeira de degelo e grandes falésias e escarpas rochosas. Após 3h de caminhada começamos avistar as montanhas nevadas da Cordillera Blanca.

Com 5h de caminhada chegamos ao nosso primeiro acampamento em Llamacorral (3760m), um vale cercado de belas montanhas como o imponente Taulliraju (5830m) que estava carregado de nuvens negras onde não demorou muito para trazer a chuva.

Protegemos-nos embaixo de alguns blocos de rocha quando começou a chuviscar, pois como começamos a caminhada na frente de nossos muleiros, eles ainda não haviam chegado com nossas coisas. Passando alguns minutos eles chegaram e nossa sorte foi que quando acabamos de montar nosso acampamento e colocarmos as coisas dentro da barraca a chuva chegou pra valer!

Acordamos cedo no dia seguinte, era um domingo. Tomamos nosso super café da manhã com direito a omelete, pães, geléia, iogurte, cereais, chá e leite e partimos para mais um dia de caminhada.

Continuamos caminhando pelo mesmo vale onde a cada passo que dava eu me deslumbrava cada vez mais… Não conseguia acreditar no que meus olhos podiam ver… Estava tudo sendo mágico para mim pois a cada minuto uma imponente montanha gelada se revelava em minha frente como o Caraz (6020m) ou o Santa Cruz (6259m).

Começamos a ganhar altitude e chegamos a duas maravilhosas lagunas verde-turquesa a 4000m que são Ichiccocha e Jatuncocha, nomes que significam laguna pequena e laguna grande em Quéchua.

Paramos para tirar algumas fotos e conhecemos um grupo formado por 3 brasileiros e mais alguns estrangeiros. Continuamos nossa caminhada, ganhando cada vez mais altitude tendo uma vista privilegiada do Quitaraju (6034m) onde rumamos ao caminho que conduz ao acampamento base do famoso Alpamayo (5947m) e tivemos uma bela vista da sua face sudeste onde ficamos por um bom tempo deitados apenas admirando sua beleza.

Após aproximadamente 7h de caminhada chegamos a Taullipampa (4200m) onde montamos nosso segundo acampamento com uma vista perfeita do Taulliraju (5830m) e do Artesonraju (6034m), montanhas de grande nível técnico para sua ascensão.

Acordamos novamente bem cedo e estava bem frio. Subimos até o passo de Punta Union a 4750m onde tivemos uma vista linda de todo o vale por onde percorremos e uma pequena laguna aos pés do Taulliraju. Após virar este passo começamos a uma longa descida atravessando a zona sul da Cordillera Blanca onde toda a paisagem se transforma em um vale verde lindo! Passamos a avistar a face sul do Taulliraju e a face oeste do lindo Chacraraju (6112m).

Neste dia a caminhada foi extremamente cansativa, caminhamos por cerca de 8 horas ganhando altitude até 4750m e depois descemos para 3700m até aos arredores do povoado de Cocalbamba. Neste acampamento foi mais tranqüilo por ser mais protegido do vento, porém fez muito frio porque estávamos perto da água.

Finalmente pudemos acordar mais tarde! Seria mais curto o percurso, porém não mais tranqüilo, porque começamos a subir de novo ganhando altitude até 4200m em Pachapampa onde faríamos nosso acampamento.

Durante o caminho passamos pelo povoado de Cocalbamba onde há muitas crianças que ficam te pedindo bala, chocolate… O que você tiver! Fiquei com muita pena deles e prometi que um dia volto lá com um saco de balas só para dar para eles!

Passamos pelo posto de controle do Parque do Huascaran e começamos a subir passando pelo povoado de Vaquería a 3400m onde avistamos o grupo dos brasileiros que ali encerravam suas caminhadas e aguardavam pelo transporte que os levariam de volta a Huaraz.

Nós continuamos a caminhada e começamos a ganhar altitude até chegarmos ao nosso acampamento a 4200m, com algumas paradas para almoço e descanso. Neste dia dormimos com uma vista privilegiada do nevado Chopicalqui (6354m), uma montanha muito difícil de subir devido as exigências das técnicas verticais por ser uma montanha mista (rocha e gelo). Também tínhamos uma vista do nevado Yanapaccha (5326m) e parte do Huascarán (6768m).

No quinto dia continuamos nossa caminhada por uma trilha que cortava em vários trechos uma estrada de terra por onde passavam carros e ônibus. Foi bastante cansativo este trecho, pois estávamos ganhando altitude para chegarmos ao próximo passo de Portachuelo de Llanganuco a 4800m por um caminho bem pedregoso, sinuoso e com subidas fortes.

Quando chegamos à virada de Portachuelo ficamos impressionados com a beleza e a imponência de tantas montanhas que ali podíamos avistar, inclusive o Huascarán que é a maior montanha Peruana.

Foi exatamente neste local que conseguimos ver pela primeira vez nosso grande objetivo que era o Nevado Pisco, 5753m. Fiquei completamente deslumbrada com toda aquela vista e com todo o respeito que aquelas montanhas impõem a qualquer mortal que ousa aproximar delas. São montanhas enormes, geladas, duras para enfrentá-las e que guardam em suas encostas muitas vidas de quem um dia tentou desafiá-las.

Partindo deste passo começamos a descer para Cebollapampa (3900m), onde montamos nosso acampamento e ficamos dois pernoites para descansarmos e nos prepararmos para atacar a montanha que tanto esperávamos, o Nevado Pisco.