Trilhas em costões e praias – Trilha da Galheta

0

A primeira escolhida foi a Trilha da Galheta em Navegantes pela sua facilidade de acesso e percurso com sombra, tornando-a gostosa de percorrer no verão. A duração da trilha é de 1h30m de ida. Precisará de dois litros de água e lanche para a trilha.

Para cégo ver: A imagem mostra uma praia com céu azul, algumas nuvens, montanhas irregulares nas bordas da foto, pedras com musgo verde e o mar com ondas se chocando contra as pedras em seu caminho. Na beira do mar, pequenas quantidades de pedras grandes, médias e pequenas em meio a areia.

No final da trilha, as praias são deslumbrantes. Foto: Juliana Hoy

Como chegar: De carro entre pela praia de Penha e siga em direção a praia de São Miguel, siga em direção ao morro até encontrar a capela São Pedro, deixe o carro em alguma rua por ali, estará próximo a entrada da trilha, que fica subindo a rua ao lado da igreja.

Siga subindo a pé pela estradinha e não pegue a trilha na primeira plaquinha, continue pela estradinha até fazer uma curva e encontrar a sinalização com três plaquinhas: Trilha / Galhetinha / Galheta.

Para cégo ver: a imagem mostra três placas de madeira indicando a direção das trilhas para as praias: galheta e galhetinha. Atrás da placa tem uma árvore com folhas verdes que brilham com os raios do sol.

Placas na bifurcação. Foto: Juliana Hoy

Agora sim, entre nessa sinalização e estará em meio a floresta, atende para não sair da trilha principal. No aplicativo Maps.me (Locus Map para Android) tem o pontilhado da trilha. 

Aproveite o sombreado das árvores, uma trilha gostosa para fazer em dia de sol escaldante, com direito a muito banho de mar. 

:: Leia também: Travessias Litorâneas

Em breve encontrará uma placa sinalizando Praia Vermelha, esta trilha é bem longa, não entre, continue pela principal.

Depois de muito sobe e desce, barro e pedras, verá uma bifurcação, nessa primeira bifurcação é a Galhetinha, chegará em um mirante e uma casa de morador. Para acessar a praia irá passar por uma parte de pedras lisas. Depois de apreciar o lugar retorne para a trilha principal, não vá para a próxima praia pelas pedras o lugar é muito exposto e oferecem risco principalmente na maré alta.

Na trilha principal chegará na praia da Galheta com piscinas naturais, perfeitas para curtir um bom tempo.

Vá bem leve, coloque tudo no pochetão ou na mochila de ataque, se desejar ainda na mesma trilha pode visitar a praia vermelha. Na maior parte da trilha o piso é irregular e de terra, é melhor ir de tênis ou bota de trekking.

No retorno pela mesma trilha vale a parada na praia de São Miguel para tomar uma cerveja.

Nós da Loja AltaMontanha indicamos:

Óculos

Viseira

Bermuda

Top

Regata

Tênis

Meia de trekking ou corrida

Protetor Solar

Garrafa de água

Jaqueta corta vento

 

Compartilhar

Sobre o autor

Juliana é montanhista e pratica corrida de montanha, tendo realizado diversar travessias em montanhas no Paraná e no Brasil. Juliana participa do projeto 10 montanhas do Brasil, que consiste em escalar as montanhas brasileiras mais altas, faltando apenas as duas mais altas para concluir o objetivo. Ela também atuou como presidente do Clube Paranaense de Montanhismo e da Federação Paranaense de Montanhismo, tendo ministrado o cursos de iniciação ao montanhismo. Também já foi guia pelo Gente de Montanha e atualmente guia pelo Quintal de Casa.

Deixe seu comentário