Trilheira diabética é encontrada após fugir de urso e se perder na montanha

0

Uma trilheira norte-americana ficou desaparecida por cerca de 24 horas na região das Cataratas de Zapata, no Colorado, EUA, em 12/08. Ela se separou de seu parceiro para conhecer uma cachoeira mas se depararou com um urso preto e precisou fugir, acabando por se perder na floresta.

Após o atendimento, a mulher retornou para a base caminhando. Foto: Alamosa Volunteer Search and Rescue (AVSAR)

Além de estar sem os equipamentos adequados para passar a noite ao relento na montanha, a mulher, que é diabética, ficou sem bateria no celular e na bomba de insulina. Seu parceiro deu o alerta de desaparecimento após ela não retornar.

As equipes de resgate da Alamosa Volunteer Search and Rescue (AVSAR) iniciaram as buscas no mesmo dia. Eles vasculharam a área para onde a trilheira havia se dirigido e sobrevoaram a região com um drone. O monitoramento de ursos registrou um comportamento incomum de um dos animais próximo à área onde ela estava, mas a trilheira só foi encontrada no dia seguinte com a ajuda de cães farejadores do Chaffee County Search and Rescue e do South Fork Fire and Swift Water Rescue.

Cães ajudando nas buscas. Foto: Foto: Alamosa Volunteer Search and Rescue (AVSAR)

No segundo dia de buscas, os operadores de um helicóptero de resgate avistaram o casaco vermelho dela em meio a mata. A partir desse momento, o raio de busca foi alterado para essa nova área, e os cães conseguiram localizar a trilheira. Ela estava desidratada e com queimaduras de sol, mas sem ferimentos graves. Durante o tempo em que esteve desaparecida, ela consumiu 48 pílulas de glicose, restando apenas duas.

Ainda assim, após o atendimento inicial, as equipes de busca conduziram a mulher de volta à trilha, e ela retornou caminhando para a base.

Algumas dicas:

1. Evite se separar de seu grupo ou parceiro. Quando se está sozinho em ambientes naturais os riscos aumentam.
2. Use cores brilhantes. As cores fortes como vermelho, amarelo, azul ou roxo se destacam em meio a vegetação verde. Assim será mais fácil outra pessoa visualizar você em caso de emergência.
3. Fique parado se estiver perdido. Avançar para um terreno desconhecido aumenta a dificuldade de um resgate. Fique onde está para aumentar suas chances de ser encontrado.
4. Leve os itens essenciais : Sempre leve alguns itens essenciais como medicamentos, snakcs, anorak, lanterna de cabeça e cobertor de emergência.
5. Caso você vá fazer uma trilha nos EUA ou em outras regiões com ursos, fique atento. Entenda o comportamento da vida selvagem local. Em áreas de ursos, carregue spray de urso e evite entrar em pânico durante os encontros.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário