Tendo em vista a importância ecológica, econômica e social do entorno da Mantiqueira conhecido como Serra Fina, que corresponde aos municípios de Passa Quatro-MG, Itanhandu-MG, Itamonte-MG e Queluz-SP, está sendo organizado um fórum para discussão, integração e apresentação de propostas, idéias e projetos no que diz respeito a este sítio.
Através de palestras, assim como a apresentação de projetos de estudo na região, pretende-se encontrar propostas e soluções que ajudem a melhor tratar esta área de extrema importância.
A atual situação da Serra Fina é preocupante. Depois de décadas caída no desconhecimento da grande maioria das pessoas, inclusive locais, uma constatação de que a altitude da Pedra da Mina, montanha pertencente ao entorno era mais alta que as Agulhas Negras, no Parque Nacional do Itatiaia, fez com que a visitação no local crescesse mais de 300% sem nenhuma forma de controle.
O impacto causado pelo crescimento no número de visitantes ameaça a integridade biológica da região, devido ao frágil ecossistema e grande concentração de espécies endêmicas.
É no intuito de discutir a melhor forma de lidar com o problema que está sendo promovido este fórum, que pretende encontrar maneiras aplicáveis de gestão e controle de impacto, além da criação de bancos de dados que promovam estudos de nível acadêmico e apresentem resultados que melhorem os métodos de gestão. A integração local e conscientização social são as principais ferramentas nesta luta pela preservação da Serra Fina.
Data: 7 de Junho de 2008
Local: Floresta Nacional de Passa Quatro FLONA, IBAMA. Passa Quatro MG.
Programação:
9:30h Abertura e apresentação
10:00 Palestra sobre ecossistemas de áreas de montanha Prof. Dr. J.C. Voltolini
10:30h Apresentação de trabalhos acadêmicos realizados na Serra Fina
12:00h Intervalo e lanche
12:30h Introdução dos assuntos de pauta:
– Apresentação dos planos de Gestão propostos e sua aplicação
– Formação do núcleo de estudos da Serra Fina
– Mesa redonda sobre medidas necessárias para uma UC controlada
– Propostas de estruturação, capacitação e envolvimento local
– Questões voltadas ao poder público e proprietários
18:00h Discussão sobre a expedição científica
19:00h Término do Fórum
A entrada é gratuita.