Vendo água de Campo Alegre

0

Já que minha fonte de riqueza se esgotou (acabou minha bolsa da Capes), vou começar a vender a milagrosa água de Campo Alegre.

Pra quem não sabe, essa pequena cidade situada no planalto do norte catarinense, circulada por florestas de Araucária, campos abertos e ovelhas (que assadas são muito boas!) é a sensação da escalada esportiva do Brasil.

Isso por que lá tem somente 10 mil habitantes, mas teve 4 atletas selecionados para o mundial juvenil de escalada esportiva que acontecerá na França em Agosto.

Ontem fiz minha prometida visita á capital brasileira da escalada de competição para acompanhar a primeira etapa do catarinenense de escalada, comer carneiro assado e constatar que Santa Catarina é o estado com o maior índice de mulheres bonitas do Brasil.

Minha idéia é engarrafar a água da cachoeira do Rio Turvo, localizado quase no centro da cidade, onde há, inclusive, vias de escalada no Riolito (nuances da paisagem sub-superficial dos planaltos meridionais). O problema foi que o Eleandro (da associação Pé na Agarra de Campo Alegre) me disse que essa água não dá pra beber e acabou com meu negócio (ou será que ele está guardando segredo?).

O porquê eu não sei, mas ontem o Andreas “Francês”, viciado na água de sua cidade, se embebedou dela e mandou todos os boulderes á vista, levando a primeira etapa do catarinense. O Jonas e o Victor, de tão viciados na tal água milagrosa, foram convocados a trabalhar como route setters, senão o campeonato já estaria resolvido antes de começar.

Parabéns á galerinha de Campo Alegre e os cabeças da Pé na Agarra. Com água ou sem água hoje são destaque na escalada de competição do Brasil e certamente irão fazer bonito na França. Mas não me engane Eleandro, pois eu ainda vou ficar rico engarrafando essa água aí!


Pedro Hauck, colunista do Altamontanha.com é também dono e editor do site Gentedemontanha e tem apoio de Botas Nômade.

Compartilhar

Sobre o autor

Natural de Itatiba-SP e residente em Curitiba-PR desde 2007, Pedro Hauck é uma figura proeminente no montanhismo brasileiro. Sua formação inclui graduação em Geografia pela Unesp Rio Claro e mestrado em Geografia Física pela UFPR. Com uma carreira de mais de 27 anos, ele é guia de montanha profissional e instrutor de escalada credenciado pela ABGM, a única associação de guias de escalada profissional do Brasil. Seu currículo inclui a ascensão de mais de 180 montanhas acima de 4 mil metros, com mais da metade ultrapassando os 6 mil metros, além de um pico de 8 mil metros no Himalaia e dois de 7 mil. Pedro Hauck também atua como empresário do setor outdoor, sendo sócio da Loja AltaMontanha, uma das mais conceituadas lojas de montanhismo do país, da Via AltaMontanha, um dos maiores ginásios de escalada de Curitiba, e da Soul Outdoor, agência especializada em ascensão, trekking e cursos de montanhismo. Acompanhe Pedro Hauck no Instagram: @pehauck.

Comments are closed.