A coluna desta semana foi escrita por nosso colunista e editor Pedro Hauck. Nela, nosso colunista fala das motivações históricas que levaram diversas pessoas a ascender montanhas e que destas experiências evoluiu a chamada cultura do montanhismo.
De acordo com o autor, a cultura do montanhismo só possível se consolidar, quando o ato de ascender uma montanha deixou de ter outras motivações (religiosas e militares) para se tornar esportiva, ou seja, estar focada no próprio ato de subir montanhas.
Subir montanhas, no entanto, teve diversas motivações e acompanhou a maneira de se pensar de cada época. De acordo com Hauck, no século XVIII foi bastante influenciado pelas idéia iluministas, no século seguinte, pelos viajantes naturalistas e hoje, como não podia deixar de ser, quem patrocina as expedições são as grandes marcas e empresas globais.
O artigo também foca na maneira como evoluiu os diversos estilos e vertentes do montanhismo, para que houvesse também a ebulição de novas culturas, a da escalada e também das competições.
Leia na íntegra a coluna do AltaMontanha na Go Outside:
:: Viva a cultura do montanhismo