O montanhista paranaense Waldemar Niclevicz acaba de retornar de uma viagem ao Peru em comemoração aos 20 de sua escalada no Everest, que foi a primeira ascensão brasileira na montanha mais alta do mundo. A comemoração foi em alto estilo, realizando uma primeira ascensão, desta vez de uma montanha em absoluto.
Junto com o americano Nathan Heald e o peruano Edwin Espinoza, o brasileiro fez a primeira ascensão absoluta do Nevado Palqay, de 5422 metros, localizado na Cordilheira de Vilcabamba, próximo a Cuzco no Peru.
No ano passado, Waldemar já havia escalado com Nathan na mesma região, numa expedição que culminou com a escalada do Nevado Ausagante.
Waldemar não divulgou ainda detalhes desta escalada, no entanto, de acordo com Nathan, o objetivo deles era escalar o famoso Salkantay, montanha de 6 mil metros que fica perto de Machu Picchu. O mal tempo, no entanto, fizeram o trio mudar de planos e o resultado saiu melhor que a encomenda.
De acordo ainda com a divulgação do americano, a escalada durou 4 dias e Waldemar ainda pretende voltar para finalizar o projeto original no ano que vem.