Barracas para Alta-montanha

0

Existem centenas de tipos, formas e tamanhos de barracas. Neste artigo, aqui no AltaMontanha, vamos somente tratar das barracas projetadas para os terrenos mais exigentes de todos: as montanhas de altitude!

Muitas pessoas quando começam a evoluir do trekking para o montanhismo e começam a planejar sua primeira alta montanha sempre tem a dúvida: Usamos a mesma barraca? Neste artigo vamos resolver esta dúvida e te ajudar a escolher a melhor barraca para alta montanha que se encaixa em seu perfil.

A primeira coisa que preciso deixar claro neste artigo é que não. As barracas que usamos em trekkings e caminhadas no Brasil não são as mesmas que usamos em alta montanha. O motivo para isso é que em alta montanha temos um ambiente muito mais rigoroso, com ventos mais fortes mais precipitação e neve.

Há 3 requisitos principais na escolha da sua barraca para montanha: Impermeabilidade, resistência ao vento e peso da neve (qualidade da armação). Diante deste quadro, as barracas de alta montanha se encaixam nas chamadas “Barracas de 4 estações”. Que são barracas mais robustas, resistentes e infelizmente mais caras.

Acampamento 2 do Huascarán. Foto Pedro Hauck

Conceito de estações de barracas

As chamadas barracas de 3 estações são feitas para suportar condições meteorológicas moderadas, ou seja, verão, primavera e outono. Este tipo de barraca não vai suportar condições extremas muito bem (chuvas torrenciais, tempestade de neve, ventos fortes, etc). Em outras palavras, barracas de 3 estações não serão a sua melhor escolha se você decidir escalar uma montanha de grande altitude. Há as barracas chamadas 3/4 estações, que são barracas com as mesmas características das de 3 estações, porém mais resistentes a chuvas e com equipamentos a mais, como avanços e saias laterais. Elas até podem ser usadas em montanhas de grande altitude, mas só na base.

Barracas de 3 estações na Serra do Mar paranaense. Foto Pedro Hauck

Já as barracas de 4 estações são boas para praticamente qualquer condição meteorológica EM MONTANHA. Na verdade, por serem robustas e isoladas elas são apenas confortáveis em montanhas altas, sendo muito incomodas para usar em locais como na Serra da Mantiqueira e Serra do Mar, em ambientes quentes, elas acabam isolando os habitantes do clima externo e acabam se tornando uma sauna.

Elas se diferenciam por possuir uma estrutura de pelo menos 4 varetas, as vezes até 5 ou mais para ganhar maior resistência a peso da neve e ventos fortes. As costuras são reforçadas e quase todas são termo seladas. O design é mais aerodinâmico e o peso total da barraca acaba sendo maior que as de 3 estações, pois como são mais robustas, tem mais varetas e os tecidos são mais grossos, acabam pesando mais.

Uma clássica barraca de 4 estações a VE 25 The North Face no acampamento alto do Illampu. Foto Pedro Hauck.

Problemas comuns de barracas em alta montanha

A condensação

Ao expirar, liberamos grandes quantidades de vapor na temperatura de nosso corpo, 36 graus. Numa barraca, a temperaturas negativas, esse vapor condensa nas partes mais frias da barraca e congela. Em noites muito frias, o acúmulo de cristais do congelamento de sua respiração chega a produzir precipitação dentro da barraca e deixa seu saco de dormir branco!

Este fenômeno seria evitado com as telinhas das barracas, mas as barracas de alta montanha, para isolar melhor a gente, não tem telas! Por isso a condensação é sempre maior e isso é outro fator que faz com que as barracas 4 estações sejam boas somente em alta montanha.

Quando as barracas ficam muito tempo montadas

Barracas quase destruídas pelo acúmulo de neve. Foto Pedro Hauck

A longa permanência da barraca exposta a raios UV, acaba com o tecido externo. A extrema variação térmica que existe em montanhas danifica as costuras. Em outras palavras, barracas tem tempo de uso e não duram para sempre. Além disso, é quase inevitável que acidentes aconteçam com a barraca em altitudes extremas: Rasgos na barraca com crampons, entrar na barraca com botas ventos que entortam as varetas etc.

 

Cozinhando na barraca

Em montanhas de altitude é muito difícil cozinhar fora da barraca por causa do frio, vento e as vezes precipitação. Por isso quando você for escolher uma barraca, leve em consideração se ela tem um avanço externo grande para servir de cozinha.

Geralmente as barracas de 4 estações não tem apenas um, mas dois avanços. Eu geralmente uso o avanço maior como cozinha e local de armazenamento de equipamentos e o menor como entrada e local para deixar as botas.

Cozinhando no avanço da barraca. Foto Pedro Hauck.

Varetas

Armações para barracas de alta montanha são quase todas produzidos em alumínio de alta resistência feitos para aguentar torção e peso de neve. Varetas de barracas são algo tão sério que há marcas de varetas que fornecem para os maiores fabricantes de barracas, como a Easton e DAC.

Uma coisa importante que você pode levar em consideração na hora escolher uma barraca é a facilidade de armar elas, ou seja a facilidade como se passam as varetas.

Alguns modelos têm os famosos ganchinhos que facilitam muito a montagem. Outros tem canaletas por onde a vareta entram e uma vez montada, a barraca está pronta para uso. Algumas barracas, quando erguidas, já tem o quarto, ou vestíbulo preso ao sobre teto e assim já estão prontas para uso.

Barraca com varetas externas com ganchos. Foto Pedro Hauck

Como montar a barraca na neve

O primeiro que aconselho na hora de escolher o local, é procurar uma área plana, protegida de avalanches de gelo ou neve. Em neve fofa, não há saída, você vai ter que cavar ou pisotear a neve para ganhar certa estabilidade. O problema é que em montanhas o chão quase nunca é plano e é necessária uma terraplanagem. Para isso podemos usar uma pá, ou na ausência dela panelas e claro nossas enormes botas duplas, ou piolets.

Se a sua ideia é ficar ali mais que uma noite e fizer calor durante o dia, aconselho terraplanar o chão de uma forma desigual, sempre deixando uma área um pouco mais alta no meio do chão da barraca. Isso vai fazer com que a água de neve derretida escoe para os lados e não acumule debaixo da sua barraca, pois se isso acontecer e você passar mais uma noite, o chão da barraca ficará congelado.

Aplainando terreno no Huascarán. Foto Pedro Hauck.

Como ancorar sua barraca na neve?

Montado o seu acampamento, você vai ter que ancorar a sua barraca na neve. As estacas, ou specs, que vêm com a barraca são geralmente curtas demais para a tarefa, por isso muitas vezes eu sequer as levo para minhas expedições em alta montanha. Primeiro pois na maior parte dos acampamentos fora do gelo acampamento em cima de solo pedregoso e segundo pois no gelo, os specs são pequenos.

Para resolver este problema eu tenho specs de plástico que tem mais atrito com o gelo e são mais volumosos para serem enterrados ao ponto que também são leves. Entretanto também é possível enterrar objetos, como partes de bastão de trekking (bastões de trekking tem 3 pedaços cada um, o que dá 6 ancoragens), varetas de barracas velhas, e até mesmo penitentes ou pedaços de gelo duro pontiagudos seguindo as dicas abaixo:

– Estique os cordeletes de sua barraca até o chão
– No ponto alcançado, cave uma vala perpendicular aos cordeletes
– Amarre o cordelete em qualquer objeto comprido
– Enterre o objeto comprido, cubra com neve e pisoteie

Perda de impermeabilidade

Com o uso, as barracas vão perdendo sua impermeabilidade. Se você for escalar em locais muito secos, como a Puna do Atacama, ainda dá para prolongar o uso de sua barraca corrigindo a perda de impermeabilidade.

Há produtos no mercado que ajudam a recuperar as membranas impermeáveis, assim como os selantes que impedem a entrada de água pelas costuras. Para não deixar este artigo muito extenso, deixo aqui um artigo com vídeo que dá dicas de como estender a vida útil de sua barraca:

Manutenção e conserto de Barracas: Como resolver os principais problemas?

O conforto e estratégia

Uma boa barraca pode resultar numa expedição mais bem sucedida, pois lá é onde você irá descansar, recompor suas energias e se abrigar das adversidades climáticas.

Antes de tomar qualquer decisão, pense qual o tipo de montanha que você irá escalar. Se você geralmente escala montanhas com um grupo grande, pode dividir o peso e não precisa economizar tanto em peso. Assim sendo, você pode escolher uma barraca maior, mais confortável e/ou mais resistente. Já se você for um daqueles que escalam estilo alpino, vai priorizar barracas mais leves e as vezes apertadas e sem espaço para seus equipamentos ou cozinha, sendo assim, é melhor você se aclimatar em outro lugar para não precisar ficar tanto tempo em uma barraca apertada.

Barracas são além de seu abrigo na montanha, parte de sua estratégia. Em montanhas muito altas, como no Himalaia, onde precisamos passar longos períodos, as expedições comerciais estão oferecendo barracas gigantes nos acampamentos base, onde podemos ficar em pé! Claro que este tipo de barraca é superpesada e volumosa e só dá para ser levada em animais de carga ou helicóptero. Então sempre pense que o modelo que você vai usar irá impactar muito em sua estratégia.

Acampamento base montado pela empresa 8k Expedition

Compartilhar

Sobre o autor

Pedro Hauck natural de Itatiba-SP, desde 2007 vive em Curitiba-PR onde se tornou um ilustre conhecido. É formado em Geografia pela Unesp Rio Claro, possui mestrado em Geografia Física pela UFPR. Atualmente é sócio da Loja AltaMontanha, uma das mais conhecidas lojas especializadas em montanhismo no Brasil. É sócio da Soul Outdoor, agência especializada em ascensão em montanhas, trekking e cursos na área de montanhismo. Ele também é guia de montanha profissional e instrutor de escalada pela AGUIPERJ, única associação de guias de escalada profissional do Brasil. Ao longo de mais de 25 anos dedicados ao montanhismo, já escalou mais 140 montanhas com mais de 4 mil metros, destas, mais da metade com 6 mil metros e um 8 mil do Himalaia. Siga ele no Instagram @pehauck

Comments are closed.