O que é e para que serve o Duffel bag? - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Mais que uma simples mala.

O que é e para que serve o Duffel bag?


Categoria: Equipamentos

Os Duffel bags, ou bolsas marinheiras são malas grandes e resistentes usadas em transporte de equipamentos de montanhismo que podem ser levadas tanto em meios de transporte convencionais, como aviões e ônibus, como em mulas e animais de carga em montanhas. Mas porque usa-las?

Para que usar duffel bags em expedições de montanha, sendo que hoje existem modernas mochilas com múltiplas funcionalidade? Essa é uma pergunta que muita gente faz, no entanto o sucesso dos duffel bags se dá por sua simplicidade e resistência. Com a evolução das mochilas, cada vez mais leves, funcionais e tecnológica, houve muito ganho em conforto, mas perda de resistência. 
 
Imagine que você fosse realizar uma expedição à uma montanha nos Andes e levasse sua mochila light weight no compartimento de bagagem de avião. Conhecendo o método dos carregadores de bagagem das cias aéreas, é quase certeza que ela chegaria com uma alça arrebentada. Isso sem falar que as mochilas são facilmente violáveis. Mochilas são ótimas nas costas, mas não tão seguras e resistentes para levar em compartimentos de cargas.
 
Os duffels bags, por sua vez, são grandes e robustos e podem levar porrada a vontade. Numa expedição sempre haverá a parte da montanha, a parte da cidade e do transporte então é recomendado levar  equipamentos dentro do duffel. Se for pouca coisa, até mesmo a própria mochila que você for levar na montanha desmontada dentro desta mala.
 
Quando estiver num hotel, como o duffel tem abertura por cima, você pode ter acesso a tudo e usa-la como se fosse um "guarda roupa", mantendo tudo dentro dele e minimizando a chance de você perder algo.
 
Quando for para a montanha, poderá dividir parte dos equipamentos com você e outra parte dentro do Duffle e despacha-lo em animais de carga. Bons Duffels suportam mulas e yaks mais arredios e indisciplinados.
 
Mas do que os duffels devem ser feitos? Bom esta é uma pergunta muito comum, pois para aguentar tanta porrada, o material desta bolsa deve ser bem resistente. A maioria dos fabricantes fazem malas marinheiras com Cordura, que é um  tecido grosso muito forte, no entanto o material mais recomendado é vinil por sua impermeabilidade e facilidade de limpeza.  Porque?
 
Imagine que você acaba de fazer uma viagem com seu duffel carregado de equipos no teto de um jipe. Ao final de sua expedição você vai parar em casa, ou em um hotel e seu duffel está cheio de poeira. Com uma mala de vinil você pode limpar com uma mangueira de compressão. Se poeira não for o caso, mas chuva, com um duffle de vinil não é necessário sequer uma lona sobre o bagageiro. A cordura, por mais resistente que seja, acaba molhando e ficando muito suja.
 
Capas de transporte
 
Algumas marcas como a Deuter fabricam uma bolsa que envolve mochilas que no exterior se chama "Transport Cover". Estas bolsas são bastante interessantes para viagens de montanha e também para mochileiros.
 
Se você tiver apenas uma mochila, poderá uma capa de transporte em aviões, ônibus, etc. Assim você protege sua mochila e ainda tem a segurança de que ninguém poderá viola-la, já que estas bolsas podem ser fechadas com cadeado. 
 
Uma vez na cidade, é possível usar a bolsa de transporte como uma segunda mala e o mesmo na montanha para levar equipamentos em animais de carga. Se não for o caso, com esta capa você poderá deixar algumas coisas guardada num armário de um hotel ou hostel (e fechado com cadeado) e levar para a trilha apenas o que te interessa.
 
As capas de transporte são bem interessantes, mas por não serem de vinil acabam tendo o problema citado anteriormente. Como sua função também não é ser um "duffle", elas também não são tão resistentes, mas acabam sendo um equipamento bastante polivante e interessante.
 
Cargo Bag
 
Outra opção bem interessante é a Cargo Bag, uma bolsa de transporte mais resistente que faz um intermédio entre um duffel e um Transport Cover. Ela é mais cara, no entanto é ainda mais polivalente e portanto bastante interessante.
 
Concluindo
 
Os duffels bags parecem ser malas do passado, mas em diversas situações são equipamentos muito úteis que facilitam muito a logística de uma expedição.
 
VEJA MAIS
 
 



Publicidade