Voo épico de parapente próximo ao Annapurna - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Já imaginou voar a 7 mil metros de altitude?

Voo épico de parapente próximo ao Annapurna

Piloto francês faz voo épico de parapente na Cordilheira do Karakoran, próximo ao Annapurna!

Fonte: Redação

O piloto Herve Burdet é originário da França, mas vive em Pokhara (Nepal). Ele é instrutor de parapente, tendo mais de 22 anos de experiência e atualmente trabalha como piloto de voo duplo e é instrutor na empresa Sunrise Paragliding e Tours Pokhara.
 
Ontem, ele decolou numa rampa próximo a montanha Machapuchare, a 3500 metros de altitude, e num voo de 4 horas, conseguiu ganhar a altura da montanha, de 6.993 metros.
 
O detalhe é que essa montanha nunca foi escalada!
 
Machapuchare
 
O Machapuchare é uma montanha do Himalaia, no norte do Nepal e próxima ao Annapurna. Situa-se a cerca de 25km a norte de Pokhara, a principal localidade da região.
 
É tida como sagrada pela população local, e daí estarem impostos limites à sua escalada.
 
O Machapuchare é o extremo de uma longa crista que forma o Annapurna. Entre as duas elevações se encontra o Santuário do Annapurna, local onde se estabelecem os campos-base para as escaladas àquela montanha pelo lado sul.
 
Devido à posição a sul da cadeia montanhosa, e ao terreno particularmente baixo que fica a sul do Annapurna, o Machapuchare apresenta um enorme declive, ou seja, um grande desnível em pequenas distâncias horizontais. Trata-se, portanto, de um pico que constitui um desafio particularmente interessante, embora seja mais baixo que muitos dos cumes vizinhos. O duplo cume lembra a cauda de um peixe e daí também ser conhecido como "Rabo de Peixe" ou "Matterhorn do Nepal".
 
O Machapuchare nunca foi escalado até ao cume. A única tentativa conhecida ocorreu em 1957 por uma equipa britânica liderada por Jimmy Roberts, que chegou a 50m do cume (via crista norte), cumprindo assim a promessa de não chegar ao topo por respeito às crenças locais. Mesmo assim, e desde então, a escalada é proibida.
 
 
 
Como começar no Parapente
 
Apesar do parapente ser um esporte cada vez mais difundido no meio de montanha, o assunto ainda gera muitas dúvidas nos interessados.
 
Assim como a escalada, a melhor forma de iniciar neste maravilhoso esporte é através de cursos especializados. Existem diversos instrutores habilitados no Brasil e os sites da ABVL e ABP possuem as listas das escolas em que estes instrutores trabalham. Sempre contrate um instrutor habilitado por estas instituições!

O AltaMontanha.com conhece e recomenda os seguintes cursos, porém são muitas as escolas de qualidade em quase todas as regiões do Brasil.:

No Paraná - Escola Vento Norte
Em São Paulo - Escola Fly Limit
Em Santa Catarina - Escola Raios do Sol
 

Publicidade