Brasileiros chegam ao cume do Monte Manaslu no Nepal

0

Os brasileiros Eduardo Sartor, Chico Amaral, Henrique Franke e Carlos Santanela chegaram ao cume do Monte Manaslu no Nepal, em 27/09. Essa é a oitava montanha mais alta do mundo com 8.156 metros de altitude.

Equipe comemorando a escalada da oitava maior montanha do mundo.

Foram 18 dias de expedição divididos em dois ciclos de aclimatação. A equipe decidiu atacar o cume direto do campo 3 sem pernoitar no campo 4 para aproveitar as ótimas condições climáticas. Eles levaram um pouco mais de 10h para chegar até o cume e só usaram oxigênio a partir dos 7.750 metros.

Eduardo Sartor fez cume com apenas cinco dias na montanha, o que não é comum entre os montanhista e exige um bom preparo físico e ótima aclimatação para o feito. Para o Chico Amaral essa foi mais uma montanha preparatória para o Monte Everest que ele pretende escalar em 2020. E para Henrique Franke esse foi o segundo oito mil do projeto “Catorze Oito Mil versus Eu Mesmo”. Ele escalou o Everest em 2018.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário