Circuito Huayhuash: Os desafios do Passo Cuyoc e o passo Santo Antônio

0

Relato por: Renan Schuller e Vanessa Laura Franz

Confira o post anterior sobre esta aventura, clicando aqui!

Quarta,15 de agosto de 2018.

Huayhuash Camp. -> Paso de Cuyoc 5000m -> acampamento Guanacpatay 4300 m -> ataque passo santo antônio

Antes de subir a Laguna Viconga, viramos a esquerda (N), em direção ao Passo Cuyoc, onde chegaríamos pela primeira vez na altitude acima de 5000m.

Guia Pancho conduzindo nos ao passo Cuyoc

Este dia houve novamente subidas ingrimes e longas. Porém como sempre saímos cedo, tínhamos bastante tempo para caminhar podendo parar para descansar apreciando a vista no caminho.

Nosso amigo limenho, Pepe, sentindo a energia das montanhas de Huayhuash

Lá conseguimos avistar ao Sul da Cordilheira Huayhuash. O passo fica bem ao lado de um nevado e é possível até tocar a neve.

Após 3 horas de subida, chegamos a 5.000m no passo Cuyc ao lado da montanha nevada de mesmo nome.
Começamos a descer pelo o outro lado da montanha, num caminho bastante ingrime com muitas pedras soltas, que tornavam a trilha muito escorregadia.

Descida do passo Cuyoc

Estávamos agora na face oeste de Huayhuash, e chegamos ao nosso 5° acampamento “Elephant (4430m)” ainda antes do meio dia, já com vontade de subir algum mirante!

Elephant camp – 5° dia

Almoçamos um delicioso cheviche de cogumelos do nosso cheff Pancho. Combinamos com o guia o ataque que iriamos fazer, até o mirante Santo Antonio, a 5.000m de altitude. Descansamos um pouco após o almoço e nos preparamos para a subida.

Às 13h começamos a subir o passo Sto Antonio, a inclinação é bem íngrime e exigia passadas lentas. O sol forte e o ar demasiado seco nos faziam cansar ainda mais. Não foi fácil, mas chegamos lá, a 5.050m mais uma vez!

Esse visual incrível, da face oeste da cordilheira Huayhuash, faz valer a pena qualquer esforço!

Ficamos maravilhados com a paisagem imponente e dali avistamos o local usado como acampamento base por Joe Simpson e Simon Yates em sua escalada ao Siula Grande, contado no filme “Touching the Void”. É incrível a força e a coragem destes homens, enfrentar o desafio de chegar no cume. As distancias são surreais para se fazerem nas condições que Simon fez. Realmente inacreditável.

Passo santo antônio

A visão de 360° é uma variedade de cumes nevados, da mesma cordilheira, que se destacam com os nomes quéchuas – Pumarinri, Cuyoc Central, Puscanturpa, Nevado Cuyoc, Trapecio, Quesillo, Huaraca, Jurau, Carnicero, Sarapo, Siulá, Yerupajá grande, Rasac, Seria, Huacrish, Angoscancha, Diablo Mudo, Juitushhuarco, Cerros Rosario ou Caramarca e as colinas Juraurajus, San Antonio, Madalena e o resto da Cordilheira Raura.
Vista 360° do alto do passo san antônio

Valeu a pena cada passo, pois a vista compensou todo o esforço. Um dos dias mais incríveis da viagem!

Após cerca de 1 hora apreciando a energia dessas montanhas, iniciamos a ingrime descida de volta ao acampamento “Elephant”. Valeu a pena o desafio!


Chegando ao acampamento curtimos o final de tarde com o friozinho que chegava junto do pôr do sol. Aproveitamos o riacho ao lado para encontrar um pequeno furo em nosso isolante inflável e remendá-lo. Por sorte conseguimos concertar e assim usamos no restante da trip.

Final de tarde no acampamento Elephant

Extasiados após a descida do passo San Antônio, gravamos este video:

E assim termina mais um dia na montanha, com a “Cena” ( Jantar) entre amigos!

O jantar desta noite

Confira a continuação deste relato:

Circuito Huayhuash: Caminho ao Pueblo de Huayllapa e as Histórias macabras de Huayhuash

Compartilhar

Sobre o autor

Vanessa Franz

Guia de Turismo credenciada pelo Mtur,24 anos, natural de Blumenau/SC. Estudante de Educação Física, amo os esportes outdoor. Atualmente guio no Norte da Serra Geral em Alfredo Wagner, região e também pelo Circuito Huayhuash no Peru! Pratico trekking, mountain bike,corrida, caiaque e canionismo. Sou idealizadora dos projetos Casal na Montanha e Trekking por Elas! À 4 anos que estou na atividade e essa minha paixão pela natureza só tem aumentado a cada dia!

Deixe seu comentário