Grupo de resgate voluntário volta a atuar no Marumbi

0

O Cosmo (Corpo de Socorro em Montanha) é um grupo de resgate voluntário que atua na Serra do Mar desde 1996. Após um tempo parado, o grupo volta renovado para atuar em resgates e prevenção de acidentes no Marumbi.

Integrantes do COSMO

Fundado em 1996, o Cosmo (Corpo de Socorro em Montanha) é uma referência nacional quando o assunto é resgate em áreas remotas, principalmente se for em montanhas. Apesar do reconhecimento e da experiência, o grupo que é formado por voluntários, ficou impedido de atuar no últimos anos no Marumbi por questões burocráticas.

Por ser um Parque Estadual, a atuação do grupo dependia da assinatura de um termo de cooperação técnica junto com o IAP, o Instituto Ambiental do Paraná. A celebração deste convênio, no entanto, ficou travada por anos.

Com a mudança da gestão no Governo do Estado do Paraná e com a ajuda do Deputado Estadual Goura Naraj, o Cosmo enfim pode celebrar o convênio e retomar suas atividades neste último final de semana.

Renovação

A retomada dos plantões no Marumbi vem com uma novidade. Vinte um novos voluntários foram admitidos no grupo. Estes novos voluntários foram formados no curso de 2018 e são pessoas relacionadas com o meio da montanha, da área de saúde ou bombeiros.

Além da celebração do convênio com o IAP, foi também assinada uma cooperação com o GOST – Grupo de Operações de Socorro Tático dos Bombeiros militares do Paraná com o intuito de aproximar as instituições e que o Cosmo possa ajudar nas buscas e operações de resgate em montanha.

Prevenção de Acidentes

A retomada do COSMO vem em um momento certo. Nos últimos anos houve um aumento significativo de pessoas frequentando as trilhas da Serra do Mar do Paraná e um aumento proporcional do número de acidentes.

Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário