Trio brasileiro escala 4 montanhas acima de 6 mil metros na Puna do Atacama

0

Os montanhistas Tiago Korb , Luciana Moro e Pedro Abrão, escalaram 4 montanhas na região da Puna do Atacama entre Chile e Argentina. Três delas estão entre as 5 mais altas dos Andes.

O gaúcho Tiago Korb, dono da empresa Clube Trekking de Santa Maria, com sua esposa Luciana Moro e o paranaense radicado em São Paulo Pedro Abrão acabam de escalar 4 montanhas nos Andes, sendo três delas entre as 5 mais altas do continente.

Luciana ao amanhecer no Ojos del Salado. Frio de -22 graus.

O trio saiu de carro no Rio Grande do Sul no último mês e escalaram o Nevado San Francisco de 6018 metros, Ojos del Salado de 6893 metros, Pissis de 6795 metros e Três Cruces Sul, de 6748 metros de altitude. As quatro últimas são a segunda, terceira e quarta montanhas mais altas dos Andes.

O trio enfrentou muitas dificuldades. Esta foi uma temporada atípica com muito frio e muita neve, o que dificultou bastante a expedição. Mesmo assim conseguiram seguir o planejamento e finalizar a empreitada.

A Puna do Atacama é a região que concentra as mais altas montanhas dos Andes, das 10 mais altas do continente, apenas Aconcagua, Mercedário, Huascarán Sul e Norte não estão lá. Apesar da grande concentração de montanhas, o local é ainda muito pouco frequentado, dado a inexistência de estrutura e até mesmo estradas de acesso, o que aumenta muito a dificuldade e exige independência e autonomia dos montanhistas.

O trio Pedro, Luciana e Tiago no cume do Pissis

Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário