15 filmes outdoor online para assistir durante a quarentena

0

Em tempos de quarentena e precauções contra o vírus do Covid-19, a população mundial está precisando se reinventar. Da mesma forma, os amantes de atividades outdoor também precisarão passar mais tempo em casa. Então, para seguir a recomendação de ficar em casa sem se entediar, uma boa dica é assistir os documentários e filmes disponíveis online.

A Amazon Prime e a Netflix possuem alguns títulos que falam desde trail running, escalada, até base jumping e surf.  Por outro lado, também há os documentários que falam sobre a vida ao ar livre. Entretanto, se você não é associado dessas plataformas, talvez seja uma boa hora para usar os 30 dias de teste gratuito.

Então, confira alguns filmes disponíveis online:

1 – The Barkley Marathons: The Race That Eats Its Young

Esse documentário fala sobre a corrida mais difícil do mundo, cheia de desafios e que teve apenas 10 finalistas em 25 anos. Todavia, a prova foi criada por Gary “Lazarus Lake” Cantrell que se inspirou na fuga de James Earl Ray, o assassino de Martin Luther King Jr. Disponível na Amazon Prime.

2 – The Dawn Wall

Embora tenha sido lançado em 2017, esse filme já se tornou um clássico dos documentários outdoors e já inspirou muitos escaladores mundo a fora. Ele conta a saga e história de amizade de Tommy Caldwell e Kevin Jorgeson ao se unirem para escalar a famosa parede de Yosemite em livre. Disponível na Netflix.

3 – Sherpa

O filme Sherpa narra a força e a persistência dos povos das montanhas dos Himalaias. Filmado em um dos locais mais exuberantes do nosso planeta, tem cenas lindas e conta um pouco sobre a superação do povo nepalês após o terremoto que destruiu boa parte do país. Disponível na Amazon Prime.

4 – Dirtbag: The Legend of Fred Beckey

Inspirado na vida de Fred Beckey, ícone da escalada que realizou inúmeros first acents e escreveu vários guias de escalada, o filme conta um pouco sobre como era a rotina naquela época e também como ocorreu o desenvolvimento da escalada. Disponível na Amazon Prime.

5 – Heavy Water

O principal elemento desse documentário é o mar. O filme foi produzido pela filme da Red Bull Media House e mostra a vida de surfistas de ponta no desafio de pegar as grandes ondas do mundo. Disponível na Amazon Prime.

6 – Ícaro

Documentário vencedor do Oscar conta a história de um ciclista determinado a vencer uma corrida e questiona o sistema anti doping nas competições. Disponível na Netflix.

7 – Charged: The Eduardo Garcia Story

Esse é um filme que fala sobre vida outdoor, instinto de sobrevivência e superação. Ele conta a história de Eduardo Garcia que após sofrer um choque elétrico de 2400 volts precisa se reinventar e se redescobrir. Disponível na Amazon Prime.

8 – Meru

Se você ainda não assistiu esse documentário, essa é uma ótima oportunidade de ver e se inspirar com a história. Ela conta a saga dos alpinistas de elite Conrad Anker, Jimmy Chin e Renan Ozturk que se desafiam para chegar ao topo do maciço Meru na Índia. Também disponível na Netflix.

9 – Birdmen: The Original Dream of Human Flight

Quer saber mais sobre o mundo do Base jumping e do wingsuit? Este é o filme ideal para você se surpreender e se inspirar com esse esporte. Também disponível na Amazon Prime.

10 – Africa Fusion

Alex Honnold e Hazel Findlay juntos em uma rock trip pela Africa, conhecendo e escalando nas principais paredes desse continente. Então, se você está coçando os dedos para ir escalar, com certeza irá se inspirar ainda mais com esses filmes. Disponível na Amazon Prime.

11 – Desert Runners

Uma corrida de 250 quilômetros em meio a um deserto é o tema desse filme. Todavia, ele conta as aventura de corredores não profissionais se desafiando nessa ultra maratona que passa por lugares inóspitos e belos ao mesmo tempo. Disponível na Amazon Prime.

12 – Mile… Mile and a Half

Um trekking de 342 km em 25 dias. Essa é a temática desse filme, que mostra a amizade de um grupo que decide conquistar a John Muir Trail. Disponível na Amazon Prime.

13 – Free Solo

Se você ainda não viu, essa é a hora. Se você já viu, vale a pena rever! Esse documentário mostra a escalada em solo de Alex Honnold no El Capitan, uma das paredes mais importantes e desafiadoras do mundo. Disponível na Amazon Prime.

14 – Winterland

Também há documentários para quem gosta de frio e neve. Assim, Winterland é um dos filmes que celebra a conexão dos atletas com as raízes do esqui e do snowboard. Disponível na Amazom.

15 – The Free Man

Nesse filme o esquiador olímpico Jossi Wells se une ao grupo The Flying Frenchies para buscar a resposta de uma questão: O que é ser um homem livre? Assim, eles exploram diversos esportes, entre eles o High Line e o Base Jumping. Também disponível na Netflix.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário