4 atletas brasileiros competirão com os melhores no mundo na Campeonato Mundial de Escalada Esportiva

0

A 18ª edição Campeonato Mundial de Escalada Esportiva começou hoje, em Berna, na Suíça. A competição valerá vagas nos Jogos Olímpicos em Paris 2024 e mais de 800 atletas deverão participar das disputas. Entre eles está nomes famosos como Janja Garnbret, Adam Ondra, Jakob Schubert, bem como quatro representantes brasileiros: Anja Köhler, Bianca Castro, Felipe Ho e Mateus Bellotto. A paratleta Marina Dias também deverá participar da competição de Paraescalada.

Anja Köhler é uma suíça-brasileira que optou pela nacionalidade Brasileira para competir.

O campeonato deverá ocorrer no PostFinance Arena e irá até o próximo dia 12/08. Haverão competições de velocidade (Speed), boulder e Guiada (Lead). Além disso, os primeiros 20 colocados deverão competir na modalidade combinada que une as provas de Boulder e Guiadas para definir os campeões.

Após a definição dos vencedores, os três primeiros no combinado boulder e Guiada e os dois primeiros da prova de velocidade serão classificados para Paris 2024. Embora o sonho das medalhas olímpicas ainda estejam distante para os atletas brasileiros, não significa ser impossível.

Primeiro dia de competição

Felipe Ho que está vindo da recuperação de uma lesão no dedo participou hoje das qualificatórias de Boulder e conseguiu um top e duas zonas. Assim ficou na 59º colocação entre 130 atletas.

Já o atleta Mateus Bellotto está em sua primeira participação em um campeonato mundial. Ele contou em suas redes sociais que está “Muito grato por essa oportunidade e espero representar essa camisa. Fiquei quase um mês em Paris, treinando para poder chegar melhor preparado pra essa competição!”

Já Bianca Castro é uma veterana em competições mundiais e está em seu terceiro Campeonato Mundial. Ela deve competir amanhã (02/08) nas competições de escalada guiada e na quinta com Boulder. Outra representante feminina do Brasil é a atleta Anja Köhler que optou por competir com a sua nacionalidade brasileira e também já possui uma boa experiência em competições internacionais.

Atualização 02/08

Hoje foi o dia das qualificatórias femininas na modalidade guiada (Lead). As brasileiras Bianca Castro e Anja Köhler competiram no grupo A e B respectivamente.  Bianca conseguiu chegar até a agarra 19+ em uma das vias e conseguiu o 36° lugar entre 51 competidoras. Já a melhor escalada de Anja atingiu a agarra 24+ que a colocou em 30° lugar entre as 49 competidoras de sua categoria.

As primeiras colocadas na qualificação geral foram: Janja Garnbret em primeiro, seguida por Ai Mori e BroKe Raboutou.

Veja os resultados completos aqui.

 

Bianca Castro em Berna

Anja Köhler

Atualização 03/08

O segundo dia de competição foi de provas de guiada (Lead) Masculina. Os atletas brasileiros Mateus Bellotto e Felipe Ho competiram mas infelizmente encerraram suas participações no Campeonato Mundial 2023.

Ambos competiram no grupo B. Bellotto marcou 21+ em sua melhor via, ficando na 85ª colocação de 125 atletas. Já Ho fez 20+, porém fechou a competição em 95⁰ lugar.

Mateus Bellotto

Felipe Ho.

 

 

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário