4 dicas para celebrar a Páscoa em família na montanha

0

A Páscoa está chegando e nada melhor do que passar esses dias em família. E que tal aproveitar esses dias de reflexão e mais tempo livre para fazer uma atividade outdoor com aqueles você ama?
Assim separamos 4 dicas para acampar com a família:

1- Pesquise o local ideal

Normalmente nem todos os indivíduos da família possuem o mesmo preparo físico. Assim, é importante pensar em um local em que todos possam se sentir bem em estar visitando. Não adianta querer subir a montanha mais alta da região com mochilas pesadas e correr o risco de se esgotar fisicamente ou se frustrar com a atividade.
Além disso, é importante que os membros da família conheçam o itinerário e as dificuldades do caminho. E de preferência, tenham baixado a trilha em mais de um celular.

 

 

2- Separe um Kit de Primeiro Socorros e verifique os equipamentos antes de sair de casa

Essa é uma dica que serve tanto para quando estamos sozinhos, com amigos ou com familiares. É importante ter um Kit de Primeiros Socorros com itens básicos como: gases, soro fisiológico, corbertor de emergência e também os medicamentos usados pelos integrantes do grupo. Quando estamos com quem amamos, nos preocupamos ainda mais e não queremos passar nenhum perrengue ou ter que improvisar.

Além disso é sempre bom checar as condições dos equipamentos antes de sair de casa. Se a barraca está limpa e sem rasgos, se o zíper está fechando corretamente, se o fogareiro está funcionando, entre outros detalhes. Precisar improvisar quando estamos com crianças ou outros integrantes da nossa família pode ser muito estressante.

3- Veja a previsão do tempo

Fugir do sol quente e da chuva durante as atividades outdoor é muito importante para evitar riscos de insolação ou hipotermia e até mesmo quedas. Ainda mais quando estamos com crianças ou outras pessoas com menos experiência em montanha. Por isso, antes de sair para a aventura verifique se a previsão do tempo está boa e tenha sempre protetor solar e anorak em mãos, afinal o tempo pode mudar repentinamente.
Também é interessante ter um Plano B. Se você ia subir a montanha X mas choveu, dá pra acampar na base ou buscar uma outra area de camping com estrutura e fácil acesso, por exemplo. Nesse caso, os riscos diminuem muito. Assim, os integrantes do grupo, principalmente as crianças, não ficarão chateados por ter que cancelar a aventura.

Também é possível optar por atividades indoor em cas de mal tempo.

4- Prepare atividades para ninguém ficar entediado

Envolva as crianças nas atividades de camping como montar barraca e cozinhar, elas ficaram bastante entusiasmadas. No entanto, também pense em outras atividades para que ninguém fique entediado e apenas tocando os mosquitos até a hora de voltar pra casa. Jogos, contação de histórias entre outras atividades são clássicas. Mas lembre-se que fazer fogueiras na montanha é muito perigoso e proibido. Então esqueça aquela cena clássica da família assando marshmallow na beira da fogueira e busque alternativas para assar o seu docinho.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário