5 dicas para se aquecer nesse inverno

0

Com previsão de mínimas de 6º C em São Paulo, 5º C em Brasília, 7º em Campo Grande, bem como o frio mais intenso com possibilidade de neve no Sul do Brasil é importante escutar aquele velho conselho de mãe e levar o casaco. Além disso, separamos outras cinco dicas para você se aquecer e não passar frio nesse inverno:

Além do sol, uma peça de roupa quentinha também pode te ajudar a se aquecer.

1. Invista em segundas pele térmicas

A segunda pele é uma peça fundamental do vestuário de montanha mas também pode ser aproveitada nos dias mais frios na cidade. As calças e blusas são vestidas diretamente sobre o corpo, por isso o nome, elas são finas e coladas à pele. A princípio elas parecem roupas normais, que não esquentam tanto. No entanto, elas são fabricadas com tecnologias que seguram o calor do corpo e isso te garante conforto térmico. Além disso, o tecido também é respirável e ajuda a eliminar a umidade causada pela transpiração do corpo. No mercado existem diversas marcas de segunda pele, desde as mais simples até as mais quentes. No quesito de aquecimento as Segunda Pele da Solo X Power se destacam sendo as mais recomendas inclusive para montanhas de altitude.

2. Separe uma jaqueta impermeável anorak ou corta vento

Um dos fatores que mais aumentam a nossa sensação de frio é o vento. Para se aquecer nesse inverno separe um anorak ou corta vento para te proteger nos ambientes externos ou abertos. Para maior aquecimento use o corta vento acompanhado de uma blusa fleece ou uma jaqueta de plumas. Assim, você conseguirá isolar e manter o calor do seu corpo

3. Meias térmicas podem ajudar

Se você sente muito frio e tem dificuldade de aquecer as extremidades do corpo (mãos e pés) uma meia térmica pode ser a solução dos seus problemas. As meias térmicas são muito mais quentes que as meias de lã da vovó, pois são confeccionadas com materiais especiais para aquecer e ao mesmo tempo deixar seus pés respirarem, eliminando o suor. Normalmente o material utilizado é a Lã de Merino, proveniente do pelo da ovelha Merino, possui fibras longas e sedosas, com alto poder de aquecimento dos pés. No entanto, existem diversas tecnologias, inclusive uma meia feita com três camadas, a Meia Inferno da Lorpen, considerada a meia mais quente do mundo.

4. Dê preferência a calçados impermeáveis

Assim como o vento, a umidade também pode aumentar a sensação de frio. Usar um calçado impermeável irá possibilitar que você ande até mesmo na chuva sem que seus pés umedeçam. Todavia também é necessário que esse calçado seja respirável e elimine a umidade do seu pé, deixando ele bem sequinho.

5. Abuse de gorros, balacravas e protetores de orelhas.

Os gorros, balacravas ou protetores de orelhas irão aquecer sua cabeça te dando uma sensação de conforto. De preferência a acessórios feitos com material para frio, como Lã, Microfibra, tecidos de fleece. Além do aquecimento eles também podem te ajudar a compor um look cheio de estilo.

Dica bônus.

Que tal carregar uma garrafa de chá quente junto com você no seu dia a dia? Além de te aquecer, o chá irá te ajudar a se manter hidratado, uma vez que tomamos menos água no inverno. E isso pode ser muito mais fácil do que você imagina, basta ter uma garrafinha térmica, um pouco de água quente e o chá de sua preferência.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário