5 montanhas para você assistir o Pôr do Sol na Região de Curitiba

0

Há alguns dias falamos sobre as melhores montanhas para assistir o nascer do sol próximo a Curitiba. Hoje, separamos cinco lugares muito especiais para encerrar um dia em meio a natureza contemplando o espetáculo do pôr do sol.

– Morro do Canal

Esta montanha está localizada em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, e além de próximo a capital paranaense também é uma das mais fácies e acessíveis. É possível chegar ao cume caminhando, mas há alguns trechos ingrímes que podem ser vencidos com o auxílio de correntes e degraus. No cume é possível observar um belíssimo pôr do sol com tons alaranjados cobrindo a região da represa de Piraquara 1. Para os apaixonados por café ou mate, a sugestão é levar uma garrafa de água quente ou cafeteira e aproveitar ainda mais a montanha. Não é possível acampar no local e durante a descida você irá precisar de lanternas e pilhas extras para iluminar a trilha.

Morro do Canal é considerado um dos mais acessívies da região – Foto: Prefeitura de Piraquara.

– Morro do Anhangava

O Anhangava é considerado o campo escola dos escaladores paranaenses e trata-se de uma das montanhas mais visitadas da região de Curitiba. A subida em ritmo tranquilo pode levar de 2h a 2h30 por uma trilha plana no inicio, mas com alguns obstáculos, passando por um trecho mais íngreme e degraus antes de chegar no final. A recompensa para o esforço da subida é um visual muito bonito de seu cume, de onde é possível avistar toda a Serra do Mar com destaque ao Marumbi. Do lado oposto é possível ver a cidade de Curitiba e um belíssimo pôr do sol. Todavia, leve lanternas e roupas de frio, pois a temperatura pode cair rapidamente após o sol se por e a descida será no escuro.

– Itapiroca

Com sua localização muito próxima ao Pico Paraná, o Itapiroca possui uma vista privilegiada e é possível observar tanto o nascer do sol (voltado para o PP) como o pôr do sol (no lado oposto). O Pico Itapiroca com 1.805 metros de altitude é a 5º maior montanha do sul do Brasil. Sua trilha tem duração de cerca de 3h/4h de caminhada com nível médio para difícil. No entanto, para aproveitar tanto o pôr do sol quanto o nascer do astro rei, é aconselhável acampar na montanha.

Pôr do Sol no Itapiroca – Foto: Ivon César

– Camapuã

Também localizada na Serra do Ibitiraquire, o Camapuã é uma montanha considerada acessível até mesmo para quem está iniciando em trekking. Todavia, é preciso ter um bom preparo físico e não ser sedentário. A caminhada até o cume leva cerca de 3 horas e inicia-se em uma trilha no meio a mata atlântica e depois segue por um campo de altitude onde a subida é constante e pode ser exaustiva. Para aproveitar melhor a experiência também recomenda-se ir cedo e dormir na montanha. O cume é espaçoso e possui diversas lages de pedra onde é possível montar sua barraca e ainda assistir o pôr do sol de camarote.

Acampamento no Camapuã – Foto: Ana Wanke

– Capivari Mirim

Para se chegar ao cume são necessárias de 2 a 3 horas de caminhada e um ritmo tranquilo. Assim, saindo após o almoço de Curitiba ainda dá tempo de pegar um belíssimo pôr do sol com o visual dos braços da represa do Capivari. Para o retorno em segurança recomendamos levar uma lanterna de cabeça e pilhas extras para cada integrante do grupo.

Pôr do sol no Capivari Mirin – Foto: Quintal de Casa

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário