Adam Ondra com a bola cheia

0

O jovem escalador tcheco não se cansa, tenta de tudo e obtém resultados. A juventude e talento de Ondra volta mostra rendimentos em Schleier Wasserfall, na Áustria onde ele encadenou seu terceiro 11b na região: Black Power.


Incansável, com seus 15 anos de idade, Adam Ondra vai muito bem neste ano acumulando várias cadenas. Recentemente ele repetiu a via Alibaba, uma rota de 250 metros de altura com várias enfiadas cotada em décimo grau. Isso tudo depois de ter encadenado Reality Chek, um 11b em Schleier Wasserfall, na Áustria.

Schleier Wasserfall ficou famoso depois que Alex Huber escalou solando os 22 metros da via Kommunist, um 10c em 2004. Ondra escalou outras super vias do lugar, como Gambit (11b), segunda ascensão, e” Das erbe der vater”, um 11a em sua primeira repetição. Ele também mandou à vista a via Resistence, também 11a. Para finalizar a lista dos 11b, ele encadenou a Black Power.

Para Ondra virar o rei de Schleier Wasserfall, basta ele terminar outras vias de dificuldade acima de décimo grau, como a Try Again, 10b e a Kommunist 10c. Depois de tantos “onzimos”, parece que os décimos irão sair fácil, ainda mais para ele que escalou seu primeiro 11° grau com apenas 11 anos de idade!

Ondra, em sua meteórica carreira já escalou vias de até 12° graus (9a+ francês), são elas “La Rambla” em Siurana e “La novena enmienda” em Santa Linya ambas na Espanha. Só para se ter em mente, ainda não foram escaladas vias de 12b. Será que ele pode adicionar mais um grau a tabela de graduação até o final deste ano?

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário